Arte marcial

Gêmeas do karatê de Campina Grande intensificam preparação para Mundial da Itália

Gêmeas do karatê de Campina Grande intensificam preparação para Mundial da Itália

O sonho do pódio e da medalha de ouro. Esforço, treino, renúncia, disciplina e muita luta. As gêmeas do karatê, Nicoly e Nadiny Agra Ribeiro Araújo, de Campina Grande, na Paraíba, estão treinando forte para disputar o mundial da categoria que ocorrerá em outubro, em Veneza, na Itália. O Sóesporte conversou com o pai das atletas, Raniery Araújo que deu detalhes de como tem sido a preparação.

Com foco no mundial, gêmeas do Karatê e no sonho do topo alto do pódio, as gêmeas tem intensificado os treinos e disputado várias competições locais e estaduais. Desde o começo do ano, a rotina das duas atletas tem sido intensa com luta, treino e competições.

Os primeiros testes no ano do mundial foram a Copa Bushido em Campina Grande a Copa Karatê Bunkai, também na Rainha da Borborema e o Campeonato Brasileiro Ceebk disputado João Pessoa. Nas três competições, elas conquistaram 9 medalhas no total.

A maratona de competições segue em setembro com o Campeonato Brasileiro CBK, que será realizado do dia 21 a 25 de setembro em Aracaju. No ano passado, Nicoly foi terceiro lugar nesta competição, enquanto Nadiny também foi terceiro lugar no Kata coletivo.

A principal competição deste  ano, aguardada com muita expectativa, será o World Championship  (Campeonato Mundial IKU) que será realizado entre 27 a 30 de Outubro, em Veneza, na Itália. Além delas, outro atleta da academia, o karateca Eduardo Filho, o Dudú, um dos jovens faixa preta do Nordeste, irá competir no Kata que é uma modalidade deste tipo de esportes.
As gêmeas do Karate Nicoly e Nadiny estão com 16 anos, são faixa marrom e têm como treinador o Sensei Jurandir Olimpio da Academia Askaki Karate.

Elas atravessam uma excelente fase com várias conquistas em importantes competições. Em uma carreira marcada por vitórias, elas já conquistaram 221 medalhas e 20 troféus. No ano passado as atletas de Campina Grande, conquistaram o título de campeã (Nicoly) e vice (Nadiny) na categoria Kadete (até 50 kg), para atletas de 14 e 15 anos de idade, de faixa marrom a preta, da Copa do Brasil de Karatê Esportivo (CEEBK).

Com o resultado obtido no Rio de Janeiro, as gêmeas garantiram vaga para o campeonato Pan-Americano de Karatê que aconteceu em dezembro, em Buenos Aires, na Argentina. Já na categoria Katá para atletas de 14 e 15 anos de idade, Nadiny conseguiu a medalha de Bronze.

O pai das gêmeas, Raniery Araújo, destacou a força de vontade das atletas, que começaram cedo no esporte. Segundo ele, Nicoly e Nadiny começaram a treinar com 8 anos em um projeto social desenvolvido na Vila Olímpica Plínio Lemos, localizada no bairro onde moram, o José Pinheiro, e não pararam mais de lutar. Aos 12 anos, conquistaram as primeiras medalhas e não pararam mais de lutar.

Elas venceram muitos Opens Nacionais e tem levado o nome da Paraíba para fora das fronteiras do país, trazendo orgulho não apenas para os familiares, mas para todo o estado.

Severino Lopes

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.