
Seguindo as informações levantadas pelo professor e ex-presidente Raimundo Nóbrega, no Memória do Botafogo Paraibano, o assunto agora é a história dos confrontos: Botafogo-PB x Paysandu-PA.
Segundo o professor, quando Botafogo e Paysandu adentrarem o gramado do Estádio Curuzu, no próximo domingo, em Belém, estarão disputando o 18o jogo entre essas tradicionais agremiações do Norte-Nordeste do Brasil.
Conforme Raimundo Nóbrega, o primeiro jogo entre ambos ocorreu em 17 de outubro de 1979 quando o Paysandu derrotou o Belo por 4×2, pela Série A do Campeonato Brasileiro, no Estádio Alacid Nunes, em Belém, com Noé Silva e Cabral marcando para o Botafogo, e Roberto Bacuri, 3 vezes, e André marcando para o Paysandu.

Destaque ainda que, vale salientar que os três primeiros jogos entre Botafogo x Paysandu valeram pela Série A do Campeonato Brasileiro. Cada um desses jogos teve um público maior do que 10 mil pagantes. Dois desses foram em Belém e um no Almeidão, em João Pessoa.
Outra informação de Raimundo Nóbrega, pela Série C do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Paysandu já se enfrentaram 12 vezes. Há um grande equilíbrio, com 4 vitórias para o Botafogo, 3 empates e 5 vitórias para o Paysandu.
O professor Raimundo Nóbrega revela que, o último encontro entre ambos ocorreu em 23 de setembro de 2023 quando o Botafogo foi derrotado pelo Paysandu por 3×2, no Estádio Almeidão, em João Pessoa, pela Série C. Pipico 30/1 e 52/1 marcou os tentos do Botafogo, enquanto Edilson 40/1, Vinicius Leite 49/1 e Robinho 11/2 marcaram para o Paysandu.

















