História dos estádios Almeidão e Amigão - SóEsporte
Futebol

História dos estádios Almeidão e Amigão

Esta semana, os dois maiores estádios de futebol da Paraíba – Almeidão, em João Pessoa e Amigão, em Campina Grande, completaram 47 anos cada, um. O estádio Ernani Sátyro, o Amigão, foi inaugurado no dia 8 de março de 1975, com o jogo entre Botafogo Carioca e Campinense, que terminou empatado em 0 a 0. Enquanto que o Almeidão foi aberto ao público no dia 9, com a partida entre Botafogo da Paraíba e Botafogo Carioca, com o time visitante vencendo por 2 a 0.

O surgimento da ideia de construção dos estádios de futebol na Paraíba ganhou força depois que as cidades de Natal-RN,com o Machadão; Fortaleza-CE, com o Castelão e Maceió-Al, com o Rei Pelé. Com isso, os cronistas de João Pessoa e Campina Grande passaram a fomentar esta possibilidade da Paraíba acompanhar estas outras cidades, oferecendo modernas praças de esportes para os torcedores, especialmente, de Treze, Campinense, Auto Esporte e Botafogo.

Mas o governo da Paraíba, na época comandado por Ernani Sátyro, tinha recursos financeiros para fazer apenas um estádio, que deveria ser construído em João Pessoa. As autoridades políticas e esportivas, além da imprensa de Campina Grande, passaram a fazer apelos ao poder público estadual, para prestigiar o futebol da Serra da Borborema. Chegou a ser idealizada a construção do estádio no Distrito do Cajá, em Caldas Brandão, que fica entre João Pessoa e Campina Grande.

No entanto, ficou definitivamente acertado que os torcedores de João Pessoa e Campina Grande seriam prestigiados com duas praças esportivas. Inicialmente, o estádio de João Pessoa era chamado de Satyrão e o estádio de Campina Grande de O Amigão. Mas depois, os meios políticos decidiram prestigiar o desportista José Américo de Almeida Filho, e assim ficou, o Almeidão. Enquanto que em Campina Grande permaneceu o nome inicial, de O Amigão. De acordo com informações, O Amigão é uma homenagem ao governador Ernani Satyro, que sempre tratava seus auxiliares e pessoas próximas, como amigo velho.

Inauguração

O Estádio Governador Ernani Sátyro, usualmente conhecido por O Amigão, em Campina Grande. É utilizado na maioria das partidas dos clubes da cidade, inclusive o famoso Clássico dos Maiorais, entre Treze e Campinense. Sua inauguração ocorreu em 1975, no final do mandato do então governador Ernani Ayres Sátyro. Sua inauguração ocorreu em 8 de março deste mesmo ano, em uma partida entre Campinense e Botafogo-RJ que resultou em 0-0.

O primeiro gol do estádio foi marcado em 16 de março de 1975 pelo jogador Pedrinho Cangula, do Campinense, no jogo em que Campinense e Treze empataram em 1-1. O gol do Galo foi marcado por Fernando Canguru.

Enquanto que, o Estádio José Américo de Almeida Filho, Almeidão, em João Pessoa, na Paraíba. O nome homenageia José Américo de Almeida Filho, um ex-jogador do Botafogo da década de 30, meia-atacante que jogou o primeiro Botauto oficial, em 1938.

O Almeidão teve a sua partida inaugural no dia 9 de março de 1975, no jogo entre o Botafogo Futebol Clube, de João Pessoa, contra o seu xará do Rio de Janeiro, o Botafogo de Futebol e Regatas. O Botafogo carioca venceu por 2 a 0, sendo o primeiro gol da história do estádio marcado por Tiquinho aos 15 minutos do primeiro tempo.

Por Franco Ferreira

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.