Futebol

Homenagens a Eudes Moacir Toscano

“Foi num dia 6 de janeiro – era dia santificado do ano de1964 – que fiz minha primeira transmissão esportiva na querida Rádio Arapuan 1.340 AM, então dirigida por Otinaldo Lourenço, me tornando profissional, onde fiquei até 1967, para em 1968 entrar na Tabajara, e me despedir da vida de Rádio neste último dia 22 de dezembro. Saio de cabeça erguida, por ter certeza de que nos 56 anos de atuação, cumpri com meu dever e só consegui construir bons amigos. Sou grato a todos que encontrei por esses caminhos e peço desculpas aos que por acaso não agradei. Muito obrigado”.

Este é o depoimento de Eudes Moacir Toscano, para compartilhar sua carreira profissional. Os mais jovens passam a conhecer, os mais velhos acompanharam e convivem esta história. Outros participaram ao lado dele. Eu, sou um deles. Cheguei na Rádio Tabajara, em 1990. Vindo da Rádio Arapuan 1.340 AM. No primeiro programa que participei ao lado de Eudes Toscano, tremi. Ele percebeu e falou “Você tem que sentir igual a todos nós da equipe. Se você foi contratado tem as mesmas qualidades”. Depois deste dia, me firmei na equipe e fizemos pelo Brasil a fora uma série de transmissões, defendendo a camisa da principal emissora do Estado”.

Aqui nossa homenagem a Eudes Moacir Toscano que sempre se comportou como profissional. Como ele mesmo explica, começou sua revolução armado com o microfone da Rádio Arapuan 1.340 AM e continua sendo um ativista dos bons costumes. Com lealdade, sinceridade, perdão e cidadania. Veja alguns depoimentos no facebook dos amigos que Eudes Toscano:

Adenilson Maia Correia Lima Maia

Parabéns nosso eterno capitão

Ninótchka Carrilho

O Sr só tem motivos para orgulhar-se!!! Parabéns e agora é curtir a vida!!!

Stefano Wanderley

Grato por esses 17 anos trabalhando contigo, Capitão. Cheguei ainda uma criança e tive a sorte de estar trabalhando ao seu lado por esse longo período!!!

Jader Toscano

Parabéns primo Eudes Moacir Toscano

Mauricio Nascimento

Parabens meu irmão Euded Moacir Toscano. Eu lembro dessa época fazendo parte dessa equipe da ARAPUAN. Abraços

Paulo Emílio De Farias

Dentre os bons você foi o melhor!!!

Klecius Gomes

Eudes Moacir Toscano, sou grato por sua amizade e acima de tudo ser seu fã, com certeza a radiofonia paraibana fica órfã de um profissional e homem digno e respeitado por todos.

Julio Cezar Garcia Narrador

Mestre Eudes Moacir Toscano.

Obrigado pelos ensinamentos e por toda sua galhardia ao empunhar um microfone.

Professor de muitos, Mestre de todos.… Ver mais

Edônio Alves

Tem o meu testemunho de um profissional digno e talentoso! Embalou muito meus ouvidos com as suas magistrais narrações de futebol! A inesquecível (entre tantas) é a do jogo em que o Belo bateu o Flamengo com Zico e tudo no Maracanã, em 1980. Parabéns p… Ver mais

Jose Haroldo

Nós é que temos que agradecer por termos um profissional de sua qualidade. Forte Abraço!!

Claudio Pereira

Com certeza, Eudes! Nunca vou esquecer daquela decisão em Campina Grande, entre Botafogo e Treze, onde eu fazia pista.

Vc lembra da história dos troféos, né?

Obrigado, campeão!

Peninha Medeiros de Albuquerque

A crônica esportiva se despede por motivo de aposentadoria uma das maiores reservas moral do rádio, sou teu fã capitão Eudes, craque em tudo que fez…forte ABRAÇO, vai viver sua aposentadoria com QUALIDADE, é o que vc merece

 ·

Neide Ramalho

Tenho grande orgulho de vc amigo.

Antonio Navarro Ribeiro

Obrigado por tudo que você fez por nosso futebol. Deus te abençoe sempre.

Alberto Luiz Barreto Arcela

Você sempre foi um dos melhores da melhor geração do rádio. Parabéns por tudo que você fez

Carlos Alberto

Parabens! Velho AMIGO EUDES MOACIR TOSCANO! CAPITÃO! TIVE A HONRA DELE NARRAR GOLS MEUS NO FUTSAL! DESCANSE! VOÇÊ MEREÇE! FELICIDADES!

 · Responder · 16 h

Serpa Di Lorenzo

Um grande profissional que marcou o rádio esportivo paraibano!

Osvaldo Travassos Sarinho

Grande narrador, grande cronista, grande “cara”!

E essa foto do caju, fui eu que “tirei” numa festa de confraternização da velha Taba. Abraço, Eudes Moacir Toscano !

Martha Falcao

PARABÉNS EUDES MOACIR TORCANO ,UM PROFISSSIONAL ORGULHO DE SANTA RITA E DA PARAIBA.UM FRATERNO ABRAÇO ,COM VOTOS DE FELICIDADES.!!!

Miguel De Britto Lyra Filho

Eudes Moacir Toscano, o melhor narrador esportivo da nossa Paraíba. Sou seu fã. Abraço forte.

Kleber Salgado Bandeira

Parabéns, amigo! Pelo o profissional exemplar, sobre todos os aspectos que você foi. Felicidades e um forte abraço.

Paulo Ferreira

Parabéns amigão Eudes Moacir Toscano você foi uns dos melhores um abraço

Fabio Batista

Vc será eternamente um grande Campeão, uma grande pessoa humana e como profissional dispensa qualquer tipo de comentário, um abraço irmão.

 · Responder · 15 h

Evani Monteiro

PARABÉNS EUDEUS ÉS UM BOM COMUNICADOR DIGNO DA PROFISSÃO E AMIGO COM CERTEZA .QUE DEUS O ABENÇOE SEMPRE .🍾🥂💋💋💋

Antonio Lustosa Nunes

Grande Capitão! Você é um grande cidadão do crônica esportiva paraibana.

Maciel Gonzaga De Luna Gonzaga

Você foi um exemplo para todos no rádio esportivo paraibano

Sérgio Costa

Você não tem noção da importância do seu trabalho para o esporte paraibano, acompanho rádio desde 1972 e você é dos bons parabéns pelo legado.

Nivaldo Dantas

Um dos maiores cronista esportivo da Paraíba, tenho prazer de dizer que sou seu amigo, obrigado Eudes Moacir Toscano, por tudo que fez pelo futebol paraibano, vamos sentir saudades das suas transmissões, DEUS continue abençoando sua vida 🙏❤️🙌👏👏👏👏👏

Mário Heitor Negócio

Parabéns. A Paraíba lhe agradece e reverencia!

Fernando Cavalcante

Cara você dispensa comentários, nos mortais é que temos de lhe agradecer por tudo que você fez em pro radiofonia Paraibana e principalmente pelo futebol.

Sempre tive muito orgulho de lhe ouvir narrando futebol na época em que eu estava jogando.

Parab… Ver mais

Francisconobregadossantos Santos

Meu amigo

Joao Bocao

Grande capitão Eudes Moacir Toscano

Francisconobregadossantos Santos

Referēncia nacional.

Grande falta faz ao nosso mundo esportivo

Luiz Carlos Mendes Mendes

Mestre Eudes Moacir Toscano, um ser humano iluminando. Exemplo do bem, lenda viva da rádiofonia nordestina. Respeitado e admirado em todo País. Feliz Ano Novo meu amigo querido!

João Trindade

Sua trajetória é impecável, amigo Eudes Moacir Toscano. Não só por haver sido um dos maiores narradores da história do Rádio paraibano, como pela pessoa íntegra, equilibrada, leal e amiga que você é. Abraço.

 · Responder · 15 h

Ivan Fernandes

Você foi um exemplo para toda radiofonia esportiva da paraiba

Lauro Carvalho

Grande Eudes uma das vozes mais bonita do radio e contribuiu muito com o nosso futebol a sua voz vai deixar saudades e sua competencia vai fazer muita falta… Forte Abraço.

Hebert Levy Levy

Profissionais como Eudes Moacir Toscano é coisa rara na Crônica Esportiva Brasileira. Sibto-me Feliz e orgulhoso, por ter vc como amigo. Parabéns pela bela trajetória.

Babá Menezes Menezes

Recordo todo seu trajeto quando ainda jovem atleta e acompanhando meu saudoso pai GENIVAL LEAL DE MENEZES Desportista e dirigente máximo do futebol Paraibano tivemos o prazer e a satisfação de seguir todos seus passos brilhantes de profissionalismo ideal da cronica paraibana nos tempos aureos do nosso verdadeiro futebol praticado em excelentes niveis de planejamento e administração juntos com seus dons brilhantes de um dos mais consagrado honesto e competente homem da Radiodifusão Brasileira e Paraibana. Parabéns refinado amigo de sempre. Peço que Deus te proteja junto com tua família!

Gilson Renato

Eudes Moacir Toscano, tu és uma grande figura humana e um profissional que nos enche de satisfação pela competência técnica, o talento e o carisma que todo profissional de rádio precisa ter, mas que poucos têm. Sou teu ouvinte por estes 56 anos, pois, nascido em 1963, aprendi a ouvir rádio me equilibrando entre os sacos de cereais, caixas de sabão, baú de farinha e as calças do meu pai no vai e vém da budega que até hoje ele mantém lá no Bairro dos Novais. O rádio ficava em cima da caixa dos cigarros, entre os vinhos Tito Silva, as cartelas de erva-doce, alfazema, cravo e cominho. Era um ABC Voz de Ouro e através dele aprendi a gostar de figuras como Eudes Toscano, os Ivans Bezerra e Tomaz e tantos outros. Alí, meu amigo, já eras uma grande presença e, referência para o meu pai, a minha maior referência, eras ícone pra mim. Quando o domingo entardecia a budega enchia de torcedores/comentaristas, consumidores de cerveja, cachaça e rádiofrequências; galhofeiros, gozadores, gente. Era um espetáculo, um conjunto de impulsos que, certamente, não apenas tangenciou os meus instintos, mas infiltrou-se na minha alma e me constitui. Tanto que me enche, agora, no instante em que te escrevo, os olhos de lágrimas e o coração de um intenso e alegre saudosismo. Obrigado meu querido amigo. Sou seu admirador há tanto tempo que não há mais tempo nem razão pra que esse sentimento arrefeça ou mude de timbre. Parabéns meu querido, te desejo saúde e muita alegria na tua vida de aposentado, mas desejo também que sempre voltes com uma canja radiofônica, pra que eu possa me emocionar outras vezes com as lembranças que você significa. Abraços e beijos pra tu que por tudo mereces o carinho de tantos. Sem pretender, acabei te escrevendo uma crônica, mas será pouco pra quem merece um livro e é enciclopédia. Mais beijos.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.