Inter só depende de si para chegar à última rodada vivo pelo título; entenda
Enquanto houver possibilidade matemática, o Inter vai sonhar com o título, repete o técnico Roger Machado a cada entrevista coletiva em meio aos 16 jogos de invencibilidade no Brasileirão.
Mas a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras por 3 a 1 na noite de terça-feira torna a vida colorada ainda mais difícil. Agora, os gaúchos têm a obrigação de somar seis pontos nos dois próximos jogos para chegar à última rodada vivo em busca do tetra. E aí, sim, precisará secar os rivais.
Na terceira colocação com 65 pontos, o Inter tem três partidas pela frente, ou seja, nove pontos a disputar. Aliás, todos confrontos diretos dentro do G-5 do Brasileirão. A começar pelo Flamengo, em quinto com 63, já garantido na Conmebol Libertadores e sem chance de levantar a taça.
No próximo domingo, às 16h, gaúchos e cariocas se enfrentam no Maracanã. Os comandados de Roger Machado têm a obrigação de vencer para atingir 68 pontos e ficar a quatro do líder. Caso isso não aconteça, o sonho chega ao fim.
Na quarta-feira seguinte, Inter e Botafogo se encontram no Beira-Rio pela penúltima rodada. Se o Colorado triunfar, o atual líder estaciona nos 73 pontos. O time gaúcho vai a 71 e leva a decisão do título para a etapa derradeira.
Neste contexto, dependeria também do resultado de Cruzeiro x Palmeiras, no Mineirão. Segundo colocado, o Verdão tem 70 pontos e ultrapassa novamente o Botafogo se vencer, combinado à derrota do alvinegro carioca no Beira-Rio. Os paulistas teriam maior número de vitórias no critério de desempate.
Assim, o campeonato chegaria à última rodada, no dia 8 de dezembro, com Palmeiras em primeiro e Botafogo em segundo, ambos com 73 pontos. O Inter viria logo atrás com 71 para enfrentar o Fortaleza, hoje quarto colocado, no Castelão, e também com chance mínima de título.
Palmeiras e Botafogo jogam em casa contra Cruzeiro e São Paulo, respectivamente. Para levantar a taça, o Inter precisaria vencer o Fortaleza e somar 74 pontos. Ai, sim, o Inter dependeria de resultados paralelos.
A única saída contra o Palmeiras é derrota no Allianz Parque, enquanto o Botafogo até poderia empatar no Nilton Santos, desde que o Colorado tire a diferença no saldo, que hoje é de seis gols.
A situação se mantém improvável, mas o Inter se dá o direito de sonhar. Já está garantido na próxima edição da Conmebol Libertadores e tenta confirmar a vaga direta para a fase de grupos, o que significa fôlego no calendário apertado de 2025.
O Inter será campeão se…
Vencer os três jogos que restam (Flamengo, Botafogo e Fortaleza)
*O Botafogo somar só um ponto nos dois jogos que restam (Inter e São Paulo)
O Palmeiras somar no máximo três pontos nos dois jogos que restam (Cruzeiro e Fluminense)
- Se o Inter igualar em pontos com o Botafogo, precisa tirar a diferença no saldo, que hoje é de 6 gols.