Judô conquista muitas medalhas nos Estados Unidos - SóEsporte
Arte marcial

Judô conquista muitas medalhas nos Estados Unidos

Após dois dias de evento, judocas ficam até a próxima quarta (17), em treinamento com atletas de outros países

 O Brasil foi muito bem representado pelos judocas da seleção durante as competições que aconteceram no último fim de semana, em Colorado Springs, nos Estados Unidos. Foram 26 medalhas nos três eventos disputados. As mulheres deram um show e garantiram nove de ouro, sendo quatro no Pan-Americano e no US Open, e uma no Mundial de Jovens.
Lúcia Araújo mais uma vez mostrou estar numa fase maravilhosa e levou a medalha de ouro no Pan e no Open, na categoria 57kg. Outras três atletas também se destacaram e também conseguiram o feito, é caso de Karla Cardoso (57kg), Victoria Silva (70kg) e Giovana Pilla (acima de 70kg), além de Luiza Oliano, que venceu entre os jovens na categoria até 44kg, para atletas entre 15 e 17 anos. A gaúcha ainda ficou com a prata no Pan, após perder para Karla.

Outra atleta a conseguir o segundo lugar, foi Renatta Molina, na disputa até 52kg, com Michele Ferreira ficando com o bronze. No entanto, a Judoca do Mato Grosso do Sul subiu um degrau no US Open e ficou com a prata.

No masculino, Wilians Araújo fez grandes lutas e ficou em segundo nas duas competições na categoria acima de 100kg. Outro destaque foi Rayfran Pontes com uma prata na Pan e um bronze no Open, entre os 60kg.

O tetracampeão Paralímpico, Antônio Tenório, faturou dois bronze (100kg). Arthur Silva e Abner Oliveira dividiram o terceiro lugar pódio na categoria até 73kg, do Pan, e Harlley Arruda ficou com o bronze no 81kg.

No Mundial de Jovens Thiego Silva, Kennedy Nigueira e Mike Ribeiro levaram a prata, enquanto, Abner Oliveira ganhou o bronze. Vale destacar que quatro atletas da seleção principal atual estiveram há dois competindo na categoria juvenil: Victoria Silva, Wilians Araújo, Rayfran Pontes e Arthur Silva. Um bom sinal para os novos talentos que estão surgindo.

Vitória na raça

Além das boas apresentações, uma grande luta envolvendo um brasileiro foi um dos destaques do Pan-Americano. Com uma lesão na coxa, Harlley Arruda venceu três das quatro lutas que teve, mas ficou com o bronze. No entanto, uma de suas vitórias veio na raça. Sentindo muitas dores na perna, o judoca derrotou um dos adversários numa luta muito complicada, no sacrifício.

– Você olha para trás, vê o que já conseguiu e tira força de onde não tem. Quando se está com a cabeça boa, com a família tranqüila, tudo isso ajuda para conseguir essa medalha – destacou Harlley.

Treinamento

A Seleção Brasileira de Judô Paralímpico ficará mais dois dias em Colorado Springs, para treinamentos com atletas de diversos países, no Centro de Treinamento Olímpico dos Estados Unidos. Os judocas chegam ao Brasil na próxima quinta-feira (18).

Confira as medalhas do Brasil:

Pan-Americano

Feminino

48kg: 1º Karla Cardoso, 2º Luiza Oliano

52kg: 2º Renatta Molina, 3º Michele Ferreira

57kg: 1º Lúcia Araújo

70kg: 1º Victória Silva

+70kg: 1º Giovana Pilla

Masculino

60kg: 2º Rayfran Pontes

73kg: 3º Abner Oliveira e Arthur Silva

81kg: 3º Harlley Arruda

100kg: 3º Antônio Tenório

+100kg: 2º Wilians Araújo

 

US Open

Feminino

48kg: 1º Karla Cardoso

52kg: 2º Michele Ferreira

57kg: 1º Lúcia Araújo

70kg: 1º Victória Silva

+70kg: 1º Giovana Pilla

Masculino

60kg: 3º Rayfran Pontes

100kg: 3º Antônio Tenório

+100kg: 2º Wilians Araújo

 

Mundial de Jovens

Feminino

-44kg (15-17): 1º Luiza Oliano

Masculino

-58kg (13-14): Thiego Silva

-60kg (15-17): Kennedy Nogueira

-66kg (15-17): Mike Ribeiro

-73kg (18-20): Abner Oliveira
Imprensa CBDV

Por Tadeu Casqueira
Colorado Springs/EUA
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.