Júnior Negão anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 14, os cortes no grupo que vai disputar a Copa América e a Copa das Nações. O técnico da Seleção Brasileira fechou em 15 jogadores a delegação que segue na próxima quarta-feira, dia 16, para Santos, onde serão realizadas as competições que abrem a temporada 2013. Foram cortados: Wesley (Corinthians Santo André-SP), Anderson (Corinthians Paulista-SP), Xixo (Botafogo-RJ), Catarino (Vasco da Gama-RJ), Rafinha (Flamengo-RJ), Betinho (Vasco da Gama-RJ), Gil (Vasco da Gama), Bruno Malias (Santos-SP), Boquinha (Vasco da Gama-RJ) e Bernardo (Flamengo-RJ). A primeira competição será a Copa América, que começa nesta sexta-feira, dia 18, e vai até domingo, dia 20, quadrangular que terá ainda as participações de Argentina, Estados Unidos e México. No fim-de-semana seguinte, será a vez da Copa das Nações. Negão comanda ainda dois treinamentos antes da viagem para definir os 12 inscritos na Copa América. O treinador analisou os primeiros dez dias de treinos e se mostrou muito confiante num bom rendimento do time nos campeonatos no litoral paulista.
– É sempre duro ter que cortar jogadores, eu já fui jogador, tento me colocar no lugar deles, mas isso faz parte. Todos fazem parte dos planos, vão seguir tendo chances de mostrar futebol e ganhar espaço na Seleção Brasileira. Treinamos dez dias e foi muito bom, todos mostrando vontade, alegria e comprometimento. E isso estava fazendo falta ao Brasil. Temos dois compromissos importantes e acho que estamos no caminho certo, estou confiante de que vamos chegar bem para os dois torneios – afirmou o técnico.
Único estreante entre os 15 convocados, Cesinha, goleiro do Vasco da Gama, não escondia a alegria pela confirmação de seu nome no grupo. A ‘briga’ por posição terá Mão e Leandro Fanta como rivais, mas o carioca vê essa ‘disputa’ com bons olhos.
– É uma competição sadia, até pela amizade e pelo respeito que há entre a gente. Me espelho muito no Mão, trago um pouco da bagagem do futsal e só tenho a aprender. Espero essa convocação há 13 anos, desde que entrei no beach soccer, em 2000. Agora que eu consegui, quero agarrar com unhas e dentes, para conquistar meu espaço na Seleção Brasileira – comentou.
‘Um pouco menos estreante’, o cearense Anderson volta a ser convocado após um ano. Em fevereiro de 2011, o atacante ajudou o Brasil a conquistar o título da II Copa Ciudad de Encarnación, no Paraguai. Campeão da Copa Nordeste 2012 e destaque da equipe de Alagoas, terceira colocada no último Campeonato Brasileiro de seleções, Anderson quer conquistar seu espaço.
– Quando recebi a convocação para estar entre os 25, fiquei muito feliz. Queria estar no grupo, pensando na frente, porque sei da qualidade e do talento de jogadores que estão aqui há mais tempo. Treinei forte, dei o meu melhor, vim de duas competições muito boas, a Copa Nordeste e o Brasileiro, em Salvador, e foi uma surpresa para mim estar no grupo. Não esperava mesmo. Estou buscando o meu espaço, sei o quanto representa vestir a camisa do Brasil, por isso estou me preparando o melhor que posso, aprendendo a cada dia. Nos últimos dias, os mais velhos vieram falar comigo, me elogiaram e eu comecei a acreditar que poderia estar entre os 15, foi uma surpresa muito boa.
Depois dos torneios de janeiro, a Seleção Brasileira terá ainda dois compromissos importantes em fevereiro: a III Copa Ciudad de Encarnación (2 a 4 / Paraguai) e as Eliminatórias Conmebol (10 a 17 / Argentina), campeonato este que vai classificar três países para a Copa do Mundo FIFA Taiti 2013 (18 a 28 de setembro) e o campeão como representante da América do Sul na III Copa Intercontinental Dubai, em maio, nos Emirados Árabes.