Brasileira derrotou japonesa na semifinal, mas não conseguiu superar Joanne Van Lishout, da Holanda, que conquistou o bicampeonato mundial júnior, nesta quinta-feira, 11, em Guayaquil
Kaillany Cardoso foi vice-campeã mundial Júnior. Foto: Gyula Molnár/EJU
A judoca brasileira Kaillany Cardoso (63kg) garantiu, nesta quinta-feira, 11, o primeiro pódio do país no Campeonato Mundial Júnior, que está sendo realizado em Guayaquil, no Equador. Ela venceu quatro lutas nas preliminares, passando pela japonesa Ioshioka, na semi, e por muito pouco não bateu Joanne Van Lishout, da Holanda, que projetou e finalizou a brasileira com uma chave de braço para conquistar seu bicampeonato mundial Sub-21. Bianca Reis lutou pelo bronze e a medalha escapou após um longo golden score com a italiana Veronica Toniolo.
O caminho de Kaillany começou com vitória sobre Lutmary Garcia Veitia, de Cuba, e, nas oitavas, eliminou a espanhola Laura Vazquez Fernandez, número dois do mundo, com um belo ippon. Nas quartas, novamente por ippon, venceu a belga Alessia Corrao e, na semi, forçou o terceiro shido à japonesa Ioshioka, no golden score.
Na decisão, a brasileira chegou a projetar Van Lishout e por muito pouco não marcou um waza-ari. Em nova tentativa de entrar um golpe de pernas, acabou sendo contra-golpeada e finalizada no chão pela holandesa. Kaillany tem apenas 18 anos, está em seu primeiro ano como Júnior, e volta de Guayaquil com um grande resultado, mostrando-se uma judoca promissora para o futuro próximo.
“Essas lágrimas são por tudo o que eu já passei, meus pais que estiveram comigo e eu estou muito feliz. Essa medalha é muito importante para mim. Agora, é só seguir em frente e alcançar o lugar mais alto do pódio”, projetou Kaillany ainda muito emocionada pela conquista.
Já Bianca, que também disputará o Mundial Juvenil (Sub-18) no final de agosto, estreou com vitória contra a sueca Tova Granberg e parou na japonesa Rin Eguchi nas quartas-de-final, após levar o terceiro shidô em um golden score de quase seis minutos. Na repescagem, venceu a estadunidense Tasha Cancela e garantiu lugar na disputa por bronze. Em combate duro contra Veronica Toniolo, Bianca acabou sofrendo um waza-ari após mais de 7 minutos de golden score e terminou em quinto lugar em seu primeiro mundial, aos 17 anos.
Demais resultados do dia
Além de Kaillany Cardoso e Bianca Reis, outros dois brasileiros entraram em ação no segundo dia de Campeonato Mundial Júnior. Julia Henriques (-57kg) e Gabriel Falcão (-73kg) perderam em suas estreias e não avançaram na competição.
Nesta sexta-feira (12), o Brasil terá mais três judocas nos tatames da Arena Fedeguayas VPP: Luana Carvalho (-70kg), Kuan Jorge Santos (-90kg) e Guilherme Morais (-90kg). As preliminares começam às 13h30 (horário de Brasília) e o bloco final às 18h.