Atletismo

MÃE NATUREZA : CORRIDA DOS PARQUES NO DIA DAS MÃES

A corrida dos Parques em sua segunda edição em João Pessoa veio em boa hora para ajudar a devolver o verde da capital que foi considerada no Eco-92 a segunda mais verde do mundo.

A corrida acontece no dia  10 de maio com largada as 6h30 no Parque Parahyba 2 com percurso de 3km , 6km e 12 km  pela praça do Caju e Aeroclube .

Atualmente João Pessoa configura com o maior percentual de área verdes urbanas entre as capitais do Norte e Nordeste.    “ Somos a segunda mais verde do Brasil, em 2010 perdemos esse pódio do primeiro lugar  para Curitiba”. Disse Dema Macedo idealizador da Corrida dos Parques.

Futuro da humanidade depende das árvores, a “verdadeira fábrica do solo “. O ecologista Jean-Philippe Beau-Douezy lembra em dos seus artigos que os problemas ambientais de que se falavam há 40 anos são os mesmos, mas com a agravante de terem piorado.  Numa abordagem mais global, acredita que a solução para o bem-estar do planeta está na mudança de comportamento.

A corrida dos parques veio para somar com “corrida de rua” em João Pessoa, ela tem o propósito de reduzir os impactos ambientais, incentivar o plantio de árvores nativas e a sustentabilidade.

O número de inscrições da corrida dos parques é limitado, exatamente para que se possa se ter um maior controle do lixo produzido e sua correta destinação, antes do evento haverá palestra com temas da medicina esportiva e arborização urbana.  O kit do atleta é composto por camisa , medalha em madeira de reflorestamento com selo verde , squeeze , chaveiro ecológico e ecobag para evitar uso de sacolas de plásticos.

Um evento que seja ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo na busca pela sustentabilidade.    Levamos em consideração, em seu processo de planejamento a realização, os impactos ambientais, desde a mensuração até a destinação dos resíduos gerados em sua realização, o consumo de energia elétrica, incentivo ao transporte modal para o evento seja por bike, transporte público ou veículos abastecidos com etanol.  É preciso pensar na neutralização das emissões de gás carbônico (CO2) gerado nos eventos. Dessa forma, será um evento social e ambientalmente responsável.

A s inscrições para a corrida dos parques estão abertas pelo site: timerunpb.com  a cada inscrição a organização da corrida tem o compromisso de plantar uma árvore em João Pessoa. Na primeira corrida dos parques foram plantadas pelo menos 1 mil árvores seguindo a orientação da cartilha de plantio urbano da Secretaria de Meio Ambiente do Município de João Pessoa (SEMAM JP).

A Corrida dos Parques firmou parceria com a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) Associações de Catadores de Reciclados (ASCARE)  e Home Center Ferreira Costa com a doação de mudas de árvores dentro do projeto por um mundo melhor.

foto : Foco radical

 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.