Morre Ivan Fernandes - SóEsporte
Futebol

Morre Ivan Fernandes

O árbitro paraibano Ivan Fernandes Moreria, conhecido como Pitombão, morreu na madrugada desta terça-feira (23), em João Pessoa. O profissional, de 77 anos, era natural de Campina Grande e, durante a sua carreira, tornou-se um dos árbitros mais tradicionais do futebol na Paraíba.

O comunicado foi feito pelo seu filho e também árbitro, Adriano Pessoa. Detalhes sobre o velório e a causa da morte ainda não foram divulgados.

Nascido na Rainha da Borborema, em 1949, Ivan ficou popularmente conhecido pelo apelito Pitombão e por sua paixão pelo esporte e futebol. Com passagens nas categorias de base do Santos, mesmo antes de ingressar na carreira como árbitro, já no período de 1969. Além de integrar a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), também decidiu fazer parte da FPFS, a Federação Paraibana de Futebol de Salão.

Exercendo suas atividades com dedicação, amor e destaque, ele logo fez parte da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e, posteriormente, da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Além do futebol profissional na Paraíba, Pitombão participou de competições como a decisão da Taça Brasil de Futsal, realizada em Fortaleza no ano de 1992. Ainda atuou em jogos em diferentes cidades do Nordeste, como Teresina, Maceió e Natal. Pitombão deixa um legado de paixão pelo esporte e uma história que marcou o futebol paraibano.

O jornalista Tiago Ferreira destaca a morte do árbitro Ivan Fernandes. “Com pesar e muita tristeza, informamos o falecimento do histórico e lendário árbitro, Ivan Fernandes Moreira (Pitombão), de 77 anos,na madrugada desta terça (23), em João Pessoa. Ivan era natural de Campina Grande, e radicado na capital há várias décadas. Onde tornou-se um dos árbitros mais carismáticos e memoráveis do futsal paraibano”.

“Deixa, sem dúvida, um grande legado, além da boa lembrança de grandes momentos e eventos que estão marcados na memória de quem teve o privilégio de conhecer e conviver com o eterno professor, Pitombão . O comunicado foi feito por Adriano Pessoa (na foto), filho do mesmo e também árbitro”.

O jornalista Stafano Wanderley falou sofre a morte de Ivan Fernandes. “Quando criança/adolescente eu estava nas arquibancadas gritando com ele e em 2000, tornei-me amigo desse grande árbitro. Ivan Fernandes, mais conhecido como Pitombão, foi sem dúvida o mais irreverente árbitro de futebol da Paraíba. O céu hoje está em festa com sua chegada mas aqui na Terra, ficará sempre a lacuna”.

Sonia Andrade:
“Descance em paz meu amigo desde de infância muito triste saber da sua partida”.

As história de Ivan Fernantes, o Pitombão, contadas por Gilson Lima:

“Botauto

Momento esperado
Félix lateral do Auto Esporte, caceteiro e Erasmo ponta esquerda do Botafogo.
No meio do jogo os dois se estranharam e Ivan fechou assistindo bem tranquilo

“terminaram?”
Um amarelo pra cada.
“na próxima vão de faca lá fora que é melhor”.

“Professor, que bola foi essa?” ( uma falta)
Ivan: Foi uma Topper”.

“Professor e o tempo?
Ivan: Tempo bom sem previsão de chuvas”.

“Professor, deu errado.
Ivan: Deu errado pra você, pra mim deu certo”.

O ex-goleiro de futsal, Andreonni Fabrizius: “Aprendi muito com ele,com certeza um dos melhores que já vi na arbitragem do futsal”.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.