Basquete

Morre uma das maiores lendas do esporte mundial: Bill Russell, 11 vezes campeão da NBA

Morre uma das maiores lendas do esporte mundial: Bill Russell, 11 vezes campeão da NBA

Uma das maiores lendas das histórias do esporte – no nível de Pelé, Maradona, Usain Bolt, Michael Phelps, Michael Schumacher, Rafael Nadal, Roger Federer, Michael Jordan, Marta e alguns outros faleceu neste domingo. Bill Russell, que merece estar junto com estas lendas como um dos maiores do esporte, faleceu neste domingo, aos 88 anos, em sua casa. Ele foi campeão onze vezes (11!) da NBA, a principal competição de basquete no mundo.

Bill Russell é considerado um dos maiores nomes da história do esporte e revolucionou a NBA atuando pelo Boston Celtics ao conquistar 11 títulos com a equipe de Massachusetts. Além disso, o ex-jogador foi duas vezes campeão em torneios universitários da NCAA e foi o primeiro técnico negro da história dos esportes americanos profissionais. O prêmio de MVP das Finais da NBA (melhor jogador da disputa final) foi nomeado de Bill Russell desde 2009 – para mostrar o tamanho dele no basquete.

O atleta também foi protagonista em lutas contra o racismo. Em 1961, Bill Russell se recusou a entrar em quadra pelo Boston Celtics por ter sido discriminado em um restaurante. Em 1975, não quis entrar no Hall da Fama do basquete por ser o primeiro negro – ele acreditava que outros também deveriam receber tal honraria.

Ele morreu aos 88 anos ao lado de sua esposa Jeannine, enquanto dormia. A informação foi confirmada pela família do jogador durante a tarde. A data e o horário do velório e do enterro de Bill Russell ainda serão divulgados. O comissário da NBA, Adam Silver, lamentou a morte do ex-jogador e disse que Russel foi o “maior campeão da história dos esportes em equipes”.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.