Futebol

O que são eSports?

Fonte da imagem: Steam

O que são eSports? Segundo a CBeS (Confederação Brasileira de eSports) são uma nova modalidade surgida há poucos anos e que vêm dominando o mercado de games e atraindo legiões de jovens no mundo. Composto por competições disputadas em jogos eletrônicos em que os jogadores atuam como atletas profissionais de esportes tradicionais e são assistidos por uma audiência presencial e/ou online, através de diversas plataformas de streaming online ou TV.

Dois milhões, duzentos e vinte cinco mil dólares. Esse foi o prêmio dado ao último campeão mundial de League of Legends, o eSport mais jogado no mundo com um total de 115 milhões de jogadores ativos mensalmente. Mas como pode um joguinho estar gerando tanto dinheiro e audiência?

Desde o começo da década a cena dos eSports vem crescendo exponencialmente, liderada aqui no Brasil pela ascensão meteórica do Free Fire, a já considerada tradição do Counter Strike e também pelo famoso FIFA, versão virtual da maior paixão do brasileiro, o futebol. Em meio a inúmeros campeonatos, torneios, patrocínios, transmissões televisivas, torcidas e até a criação de uma confederação brasileira (CBeS), aquela batida pergunta já foi mais do que respondida: “eSport é esporte de verdade?”. Não só isso, como também o futuro.

Nessa pandemia isso ficou muito mais claro, até mesmo com o boom de toda a indústria de jogos no geral. Com a impossibilidade de aglomerações e paralisação de competições a nível mundial, esse vácuo logo foi preenchido em um primeiro momento pelas transmissões de competições onlines justamente de eSports.

Um atleta profissional de eSport treina tanto quanto, às vezes até mais que, qualquer outro atleta de modalidades mais tradicionais. A falta de conhecimento da área ainda gera um certo preconceito, principalmente pela parcela mais velha de quem acompanha esportes, o saudosismo sempre será cruel e implacável com as próximas gerações; porém é importante lembrar que o novo sempre vem, os eSports estão aí para ficar e vêm cada vez mais conquistando seu lugar na cultura brasileira e mundial.

Por Franco Ferreira de Sousa

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.