A estreia foi devagar, com uma difícil vitória sobre os Estados Unidos, mas o Brasil parece ter encontrado um rumo para encerrar o longo jejum de quase 40 anos sem conquistar a medalha de ouro no futebol masculino dos Jogos Pan-Amaericanos. Nesta quinta-feira (26), a seleção brasileira sub-23 venceu a Colômbia por 2 a 0, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, e garantiu a vaga antecipada à semifinal dos Jogos de Santiago. Guilherme Biro, do Corinthians, e Pirani, do D.C United, marcaram os gols da vitória.
Brasil se solta, e Biro decide em vitória
Após ver a sua equipe ter muitas dificuldades na criação durante a estreia contra os Estados Unidos, o técnico Ramon Menezes resolveu mexer na formação titular. O zagueiro Miranda entrou para ser lateral-direito e, com isso, Matheus Dias passou a atuar como volante, em sua posição de origem. Funcionou. O Brasil até viu a Colômbia começar melhor em um primeiro tempo bastante equilibrado. Mas contra um adversário que também procurou mais o jogo, não demorou para a Seleção encontrar espaços até chegar ao gol.
Aos 14, Matheus Nascimento teve a primeira grande chance. Recebeu livre dentro da área, mas parou cara a cara no goleiro. Dois minutos mais tarde, o atacante do Botafogo resolveu servir Biro. E o meia do Corinthians, capitão da equipe, ganhou na dividida da marcação para sair livre e apenas chutar no canto direito de Guerra. O gol, porém, não facilitou a vida brasileira em Viña del Mar. A Colômbia cresceu no jogo e pressionou até o intervalo. Só não empatou o jogo, porque Michel salvou em cima da linha o que seria um golaço de calcanhar do zagueiro Alarcón.
Matheus Nascimento deu uma resposta à altura e quase marcou um belo gol de voleio ainda antes do fim do primeiro tempo. Mas foi só no segundo tempo que o Brasil ampliou a vantagem. E logo cedo. Aos 6, Marquinhos arrancou pela direita e tocou para Pirani. O meia recebeu na entrada da área e chutou colocado, no canto, sem chances para o goleiro Guerra.
O segundo gol, sim, deixou a seleção sub-23 bem à vontade em um jogo que ficou mais franco. A Colômbia ensaiou uma pressão, mas nada fez para levar perigo ao gol guardado por Mycael. Tanto, que eles ameaçaram mais com pedidos insistentes de pênaltis que não existiram do que com finalizações. O Brasil, por sua vez, tratou de cozinhar o jogo para sair com uma vitória tranquila, apesar de alguns erros que poderiam ter complicado a partida.
Brasil garante vaga na semifinal
Com a vitória, o Brasil assume a liderança do Grupo B, com seis pontos, e garante a classificação à semifinal do futebol masculino no Pan. A seleção brasileira precisa de um empate contra Honduras na última rodada para assegurar também a primeira colocação da chave. Colômbia e Estados Unidos somam três pontos cada e fazem duelo direto pela outra vaga.
No Pan, as seleções sub-23 são divididas em dois grupos com quatro integrantes cada. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam à semifinal, prevista para 1º de novembro. A final e a disputa da medalha de bronze ocorrerão no próximo dia 4. No Grupo A, estão Chile, Uruguai, República Dominicana e México.
Brasil tenta o ouro após quase 40 anos
Detentor de quatro medalhas de ouro na modalidade nesta competição, o Brasil não conquista o lugar mais alto do pódio no futebol desde 1987, nos jogos de Indianápolis, quando, na ocasião, bateu o Chile pelo placar de 2 a 0.
Os próximos jogos do Brasil no Pan
- 3ª rodada – Brasil x Honduras – domingo (29), às 18h (horário de Brasília) –
Trivela