Tudo pronto em Poços de Caldas para o início do Campeonato Brasileiro Sub-17 Feminino e Masculino da 1ª, 2ª e 3ª Divisões. A partir desta terça-feira (dia 29), 54 equipes e mais de 540 atletas representando os 26 estados e o Distrito Federal entram em quadra para a disputa da maior competição do basquete de base do país. Ao todo serão realizadas 144 partidas durante os oito dias do Brasileiro.
A equipe masculina da Paraíba conseguiu a medalha de prata no ano passado. O grupo foi completamente modificado, com apenas Franco Ferreira de Sousa permanecendo para a temporada de 2015. A comissão técnica também mudou saindo Janaína Chianca e entrando Gustavo Lima.
A primeira rodada da 1ª Divisão Masculina no Ginásio da ADC Alcoa terá Espírito Santo x Pará (8h de Brasília), Paraná x Santa Catarina (11h), Distrito Federal x Mato Grosso (14h) e Rio Grande do Sul x Minas Gerais (17h). Folgam as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo. Já a competição feminina começa com Paraná x Espírito Santo (9h30), Distrito Federal x Mato Grosso (12h30), Santa Catarina x Ceará (15h30) e Mato Grosso do Sul x Rio Grande do Sul (18h30). Folgam Rio de Janeiro e São Paulo.
Pela 2ª Divisão Masculina no Ginásio do Colégio Pelicano jogam Bahia x Amapá (8h), Mato Grosso do Sul x Alagoas (11h), Goiás x Pernambuco (14h) e Ceará x Paraíba (17h). Já o torneio feminino terá na primeira rodada Rio Grande do Norte x Pernambuco (9h30), Maranhão x Goiás (12h30), Paraíba x Bahia (15h30) e Minas Gerais x Rondônia (18h30).
E a 3ª Divisão Masculina será aberta com Rio Grande do Norte x Piauí (8h), Acre x Sergipe (11h) e Tocantins x Roraima (15h30). Folgam as seleções do Amazonas, Maranhão e Rondônia. O feminino começa com Alagoas x Acre (9h30), Piauí x Amazonas (14h) e Amapá x Roraima (17h). Folgam na primeira rodada Pará, Sergipe e Tocantins.
O primeiro Campeonato Brasileiro Sub-17 Masculino foi disputado em 1946, no Rio de Janeiro, na época Distrito Federal, com a participação de seis seleções estaduais. O título ficou com os cariocas, que venceram os mineiros no playoff final por dois a zero. Já a primeira edição feminina foi realizada, em 1969, em Brasília (DF), e teve como campeã São Paulo. A partir de 2011 a competição recebeu o apoio do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo, e foi disputada em três Divisões: 1ª, 2ª e 3ª.
Os últimos campeões:
2011
1ª Divisão – São Paulo (masculino) e São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Pará (masculino) e Santa Catarina (feminino)
3ª Divisão – Rondônia (masculino) e Minas Gerais (feminino)
2012
1ª Divisão – São Paulo (masculino) e São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Espírito Santo (masculino) e Distrito Federal (feminino)
3ª Divisão – Rio Grande do Norte (masculino) e Mato Grosso (feminino)
2013
1ª Divisão – São Paulo (masculino) e São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Mato Grosso do Sul (masculino) e Mato Grosso (feminino)
2014
1ª Divisão – São Paulo (masculino) e São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Santa Catarina (masculino) e Espírito Santo (feminino)
3ª Divisão – Pernambuco (masculino) e Goiás (feminino)
Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro Clique aqui.
Forma de Disputa
De acordo com o regulamento, na primeira fase as seleções foram divididas em dois grupos e jogam entre si, em turno único. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.
O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Mineira de Basketball, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.
