Atletismo

Paraolímpiadas: Atletas terão acompanhamento técnico e psicológico durante isolamento social

Paraolímpiadas: Atletas terão acompanhamento técnico e psicológico durante isolamento social

Os atletas paraolímpicos brasileiros de alto rendimento vão contar com um acompanhamento contra a perda de condicionamento durante a quarentena provocada pela pandemia da Covid-19. O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) lançou um programa de acompanhamento que irá oferecer suporte técnico e psicológico.

O projeto será coordenado pelo departamento de Ciência do Esporte do Comitê e visa ajudar aos atletas a estabelecer uma rotina de atividades de treinamento neste período de confinamento. Devido ao isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde, as atividades no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo foram suspensas em março e os atletas voltaram às suas respectivas cidades. Entre eles, o paraibano Petrúcio Ferreira que tem seguido uma rotina de treino temporária, apenas com orientações dos técnicos e sem um programa sistematizado de atividades e de acompanhamento.

“Os atletas estavam se expondo ao risco de buscarem locais para treinamentos. Com este programa, podem ficar mais tranquilos. O Comitê Paralímpico Brasileiro vai oferecer o apoio neste momento difícil e de muita incerteza que todos temos vivido nos últimos dias. Tão logo a pandemia seja superada, as instalações do nosso CT Paralímpico e demais equipamentos esportivos espalhados pelo país voltarão a ficar disponíveis”, afirma o presidente do CPB, Mizael Conrado.

Neste primeiro momento do projeto, cerca de 80 atletas da natação e atletismo serão contemplados com os conteúdos. Posteriormente, o programa será apresentado às confederações de outras modalidades para auxiliar os demais integrantes da seleção brasileira no planejamento das atividades físicas.

Serão disponibilizadas equipes multidisciplinares do CPB, entre fisiologistas, preparadores físicos, nutricionistas, treinadores e psicólogos, que irão realizar videochamadas de maneira individualizada ou em pequenos grupos, para analisar as possibilidades de cada atleta e apresentar uma agenda de atividades que contemplará treinamentos, dietas nutricionais e sessões de terapia com psicólogos.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.