PB e RJ dominam luta masculina nas Olimpíadas Escolares - SóEsporte
Arte marcial

PB e RJ dominam luta masculina nas Olimpíadas Escolares

28 atletas participam da competição em Poços de Caldas

PB e RJ dominam luta masculina nas Olimpíadas Escolares

Estreante nas Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, a luta olímpica conheceu os primeiros campeões da categoria masculina, neste sábado, dia 8, no Ginásio de Esportes Moleque Cesar, em Poços de Caldas (MG). Num dia de combates acirrados, a Paraíba faturou o título em duas categorias: na leve, com Ayrton Farias Neto, e na pesada, com Ewerton Araújo. O Rio de Janeiro levou a melhor no médio, com Alexsandre Nunes

Na categoria de peso leve, o campeão Ayrton Farias Neto, de 13 anos, teve que suar muito. Durante as lutas dos colegas, Ayrton não parava de gritar, alertando-os sobre os golpes que deveriam dar. Com esse gesto ele mostrou a união da sua equipe, “Amigos são pra essas coisas. Temos um bom trabalho no nosso estado e conseguimos faturar duas categorias”, explicou. O segundo foi para Helder Bresson, da Escola Municipal Dr. João Queiroz (AM). E a medalha de bronze ficou com Higor Brasil, do Colégio Vigário Bartolomeu (RN), e Isaac Santos, da EMEF Matteo Bei (SP).

Alexsandre Nunes, da SMCE Bento Ribeiro, levou a melhor na final da categoria médio sobre Felipe Santana, da Escola Estadual Dom Milton Pereira (AM). Mas foi na semifinal sua luta mais difícil quando teve pela frente o campeão brasileiro Erivan Rocha (ES), que acabou terminou em terceiro lugar. “O nível técnico da competição foi muito forte. Qualquer um poderia ter ficado com o ouro. Vou continuar levando a sério e poder representar o Brasil em competições internacionais”, afirmou. A outra medalha de bronze ficou com Jaemerson Oliveira, do Colégio Assis Chateaubriand (PB).

E na categoria peso pesado o campeão foi Everton Araújo, do Colégio Índio Piragibe (PB). O atleta de 14 anos disputou pela primeira vez uma competição nacional e quer mais. “Foi uma experiência emocionante. Pretendo continuar lutando e aperfeiçoando minha luta para ser um grande campeão no futuro”. Em segundo lugar ficou o paulista Alex Silva, da Escola Modelo. A medalha de bronze foi para João Milano Neto, da Escola Severino de Queiroz (MS), e Pedro Silva, do CEF 02 do Paranoá (DF).

O Embaixador Antoine Jaoude fez questão de elogiar o desempenho dos atletas. “Todos esses jovens já são vencedores. E a luta olímpica é assim mesmo, cada hora um vence. O importante é que todos mostraram um excelente nível técnico. Com a entrada da modalidade nas Olimpíadas Escolares, a luta olímpica tende a crescer cada vez mais. A tendência é triplicar”.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.