Premiado cartunista Fred Ozanan participa da ação A Bola do jogo do NBB e Penalty - SóEsporte
Basquete

Premiado cartunista Fred Ozanan participa da ação A Bola do jogo do NBB e Penalty

Premiado cartunista Fred Ozanan participa da ação A Bola do jogo do NBB e Penalty

Um dos maiores cartunistas do Brasil, o campinense Fred Ozanan, está participando da ação solidária A Bola do Jogo II, organizada pela Penalty com apoio da Liga Nacional de Basquete. Convidado do basquete Unifacisa para representar o clube na campanha, Fred recebeu, no início deste mês, a bola oficial do NBB (Cross Over 7.8) toda branca para poder desenvolver o seu desenho. Todos os projetos artísticos participarão de uma votação online e a bola vencedora será utilizada, de forma simbólica, na primeira partida da temporada 21/22 do LNB no dia 23 de outubro.

Fred Ozanan iniciou sua carreira no Jornal Gazeta do Sertão de Campina Grande, em 1984, tendo trabalhos publicados no Pasquim, Revista Cartoon, Imprensa e Bundas. Foi chargista político do Diário da Borborema, Jornal de Alagoas, O Norte, A Palavra, Correio (PB) e Estadão (RO). Na internet, publica nos sites Pbonline, Charge On Line e Brazil Cartoon, Planet.humor, Turcios por el Mundo, chegando a integrar a equipe de chargistas do Portal UOL (SP).

Em sua carreira conseguiu premiação em todas as categorias de um salão de humor (charge, cartum, caricatura, quadrinhos, vídeo, texto de humor e humor por votação popular). Tem nove livros publicados, dois deles ganhadores do HQ MIX. Foi biografado em Literatura de Cordel pelo poeta Manoel Monteiro, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e é um dos mais premiados artistas da sua área no Brasil. Há mais de 15 anos desenvolve trabalho voluntário nas escolas públicas brasileiras. Foi idealizador do Salão Nacional de Humor de Campina Grande e Curador do Salão Internacional de Humor do Piauí.

É cartunista que domina as técnicas da charge, do cartum e da caricatura. O forte do seu trabalho é o humor social possuindo grande intimidade com as questões populares, sempre colocando o humor acima da sátira rancorosa ou revanchista, sendo o cartunista paraibano de maior projeção em todos os tempos, alcançando feitos históricos com o seu desenho e o seu refinado sendo crítico.

“Eu fiquei muito feliz com o convite para representar o Basquete Unifacisa nessa ação, para qualquer artista é muito importante. É um reconhecimento que me valoriza, fico honrado e com a responsabilidade redobrada por representar a Unifacisa. Tenho uma identidade muito forte com a instituição porque já fui aluno, fiz o curso de designer de interiores, um curso fantástico dessa universidade maravilhosa. Além disso, eu sempre gostei de basquete, sou torcedor do basquete Unifacisa que além de promover Campina Grande, dá um incentivo muito grande as novas gerações”, pontuou.

Conceito – Para desenvolver o desenho, Fred se inspirou nas pessoas. “O mundo é uma bola, com nítida semelhança a uma bola de basquete. O mundo gira e nele tem um povo que se move. Este povo é caracterizado pela diversidade, que independentemente de raça, cor, altura, peso ou ideologia, busca na paz a unidade. Segundo a ONU o esporte tem o poder de mudar o mundo, sendo um direito fundamental, uma ferramenta poderosa para o fortalecimento dos laços sociais e promoção do desenvolvimento sustentável e a paz, baseado nos princípios da solidariedade, respeito, integração, diversidade humana ou social. Partindo da declaração da Organização das Nações Unidas, focamos no mundialmente difundido pombo branco, com um ramo de oliveira em seu bico, como eixo do imaginário da união e da paz estimulada pelo esporte, utilizando traços estilizados que se completam com a própria simetria da bola. O logotipo da FIBA está propositalmente colocado no contexto da imagem principal, como algo indissociável da harmonia entre os povos. A introdução dos desenhos foi algo estrategicamente pensado a partir das maiores áreas disponíveis na bola, levando-se em conta a velocidade do seu movimento em que as diferentes cores se tornassem visualmente única e apenas uma, para consolidar a ideia de união, de unidade, com predominância para a cor branca”, pontuou.

Votação – Todos os projetos artísticos participarão de uma votação online em www.eusoupenalty.com.br/aboladojogo2021 durante o período de 28 de setembro a 13 de outubro. As 04 (quatro) bolas mais votadas, serão disponibilizadas para voto popular no Instagram oficial da LNB (@NBB) e da Penalty (@Penaltybr). Os critérios de avaliação para os 04 (quatro) desenhos finais serão: obediência ao regulamento, criatividade e conceito de acordo com os valores da LNB e Penalty.

Resultado – A bola vencedora será divulgada entre os dias 21 a 23 de outubro via live no Instagram oficial da LNB (@NBB) e da Penalty (@Penaltybr). A NBB e Penalty se reservam na obrigação de marcar o perfil do vencedor. A Bola vencedora será utilizada, de forma simbólica, na primeira partida da temporada 21/22 do NBB no dia 23/10/2021. Além disso, todas as bolas personalizadas serão leiloadas, até final de 2021 e o dinheiro arrecadado, será disponibilizado para o clube que se compromete a reverter para um projeto social que tenha como um dos seus objetivos incentivar e fomentar a modalidade em sua comunidade.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.