84 atletas, técnicos e oficiais compondo primeira parte da delegação paraibana já estão em Natal, RN, para os Jogos escolares da Juventude, categorias de 12 a 14 anos.
Nesta sexta-feira serão realizados os congressos técnicos das modalidades individuais – xadrez, judô, luta olímpica, ginástica, atletismo, ciclismo.
As provas começam a partir de sexta-feira, de acordo com a programação dos Jogos Escolares da Juventude de 2013.
Esta edição conta com a participação de mais de 4.300 atletas na disputa de 13 modalidades:
atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez
Pela primeira vez como cidade-sede do jogos escolares Natal se preparou para receber as delegações de todo o País. A cerimônia de abertura será às 17h, no Ginásio Nélio Dias, Zona Norte da cidade e vai contar com atrações culturais e sorteio de brindes. Entre as apresentações previstas estão o espetáculo “Gonzagando”, da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) e show da banda de rock potiguar Uskaravelhos, que fará uma homenagem ao grupo Legião Urbana.
Ccomo convidado especial para cerimonialista está o ex-jogador de vôlei Antônio Carlos Gouveia, o Carlão, campeão olímpico de 1992. Também marcam presença na abertura oficial, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e atletas olímpicos Vicente Lenílson, do atletismo, Mayra Aguiar, do judô, Fabíola Molina, da natação, Mariany Nonaka, do tênis de mesa, e Antônio Carlos Moreno, do vôlei. Eles vão atuar como embaixadores das competições.
Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013, etapa para jovens de 12 a 14 anos, terão mais de quatro mil atletas participantes, um recorde na história da competição. Da quantidade, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e as Confederações Brasileiras Olímpicas buscam a qualidade. A competição realizada pelo COB tem contribuído para a revelação de talentos para o esporte brasileiro. Nos Jogos Olímpicos Londres 2012, dos 259 atletas da delegação brasileira, 17 participaram das competições estudantis organizadas pelo Comitê. Entre eles as medalhistas olímpicas Sarah Menezes e Mayra Aguiar (judô); as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos (atletismo); e o semifinalista Leonardo de Deus (natação), além de atletas de basquete, futebol e handebol. O maior evento esportivo estudantil do país, que será realizado entre os dias 5 e 14 na capital do Rio Grande do Norte, reunirá mais de 4.300 atletas na disputa de 13 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação,tênis de mesa, vôlei e xadrez).
Durante oito anos, as Olimpíadas Escolares revelaram dezenas de atletas para o Time Brasil, aproveitados em diversas competições internacionais como os Jogos Olímpicos Londres 2012, os Jogos Sul-americanos Medellín 2010 e os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010. Organizada pelo COB desde 2005, a maior competição esportiva estudantil do país mudou de nome para Jogos Escolares da Juventude. Além de revelar atletas para as seleções brasileiras, a competição estimula a prática esportiva saudável entre milhões de jovens estudantes.
Nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010, a participação de alunos atletas dos Jogos Escolares da Juventude representou 10% dos 561 desportistas do Brasil na competição. Eles foram responsáveis por 31 das 335 medalhas brasileiras conquistadas na Colômbia. Na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, quase metade dos 81 competidores havia participado dos Jogos Escolares em anos anteriores. Com esses resultados, a expectativa é de que nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o número de jovens talentos brasileiros descobertos nas competições estudantis seja ainda maior.
Os Jogos Escolares da Juventude priorizam a relação multidisciplinar entre a educação, o esporte, a cultura e o meio-ambiente. Dessa forma, o programa incentiva a prática esportiva entre os jovens brasileiros; cria um ambiente favorável ao desporto dentro e fora da escola; promove um diversificado intercâmbio cultural existente num país de dimensões continentais; e incentiva o respeito ao próximo e à natureza. O sucesso e a continuidade desse trabalho são possíveis graças a mais de dois milhões de alunos atletas de, aproximadamente, 3.900 cidades, que participaram das fases seletivas apenas neste ano.