Com grande parte das eliminatórias concluídas, faltam apenas os confrontos diretos na África e os seis jogos da repescagem – Nova Zelândia e México, Jordânia e Uruguai, Portugal e Suécia, França e Ucrânia, Grécia e Romênia e, Croácia e Islândia – para definir as equipes que disputarão a Copa do Mundo 2014.
Europa (UEFA)
O velho continente teve poucas surpresas. Alemanha, Holanda, Itália e Espanha se classificaram sem susto. Completam o time europeu: Bélgica, que fez uma excelente eliminatória e retorna a competição após doze anos de ausência; Rússia, que despachou Portugal para a repescagem e também volta após doze anos; Bósnia, a maior surpresa, que vai disputar sua primeira copa; Inglaterra, que teve seu passaporte carimbado para o Brasil ao derrotar a Polônia na última rodada, por 2 a 0; a Suíça, que vai disputar sua terceira copa consecutiva.
Classificaram-se para a repescagem européia oito seleções dentre os nove grupos, sendo a Dinamarca do grupo B das eliminatórias eliminada, por ter tido a pior campanha das segundas colocadas. Com a definição dos confrontos da repescagem, vale destacar o ingrato confronto entre Portugal e Suécia, pois a copa infelizmente vai contar com a ausência de Cristiano Ronaldo ou de Zlatan Ibrahimovic. Assim como na maioria dos campeonatos de mata mata, esses confrontos vão contar com o gol marcado fora de casa como critério de desempate. A vantagem do segundo confronto ficaram com as seleções sueca, romena, francesa e croata, respectivamente, enfrentarão as seleções portuguesa, ucraniana, grega e islandesa.
América do Sul (CONMEBOL)
As quatro vagas que garantem a participação na copa são da Argentina, Colômbia, Chile e Equador. A exemplo das últimas eliminatórias, Uruguai ficou com a quinta colocação, disputando agora a vaga com a inexpressiva Jordânia, que nunca particiou de uma copa e conseguiu a vaga na repescagem asiática. A decepção ficou por conta do Paraguai, que vinha participando das copas desde 1998. A seleção guarani não fez valer seu favoritismo e não passou da última posição.
África (CAF)
Sendo uma das mais difíceis eliminatórias, a disputa na África já esta em sua fase final. Com destaque para a vitória de Gana por 6 a 1 no Egito, sendo quase certa a classificação de Gana. Os demais jogos foram equilibrados. Tunísia ficou no empate sem gols com Camarões, Burkina Faso venceu por 3 a 2 a Argélia, Costa do Marfim conseguiu uma fácil vitória por 3 a 1 em cima do Senegal e por fim, a Nigéria, atual campeã africana, venceu a Etiópia fora de casa por 2 a 1. Os jogos da volta acontecerão nos dias 16, 17 e 19 de novembro.
América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF)
A qualificação para a Copa do Mundo na América do Norte, Central e Caribe dá muitas chances a seleções de pouca expressão no futebol, como ocorreu com a classificação de Honduras e Costa Rica para 2014. Completa a lista de classificados a seleção dos Estados Unidos, que ficou com a primeira posição nas eliminatórias da CONCACAF. O inesperado foi a classificação do México para a repescagem, sendo esse objetivo atingido por causa da vitória dos americanos em cima da seleção do Panamá. Os americanos, eternos rivais da seleção mexicana, foram responsáveis pela sobrevivência da seleção mexicana na competição, que agora enfrenta a Nova Zelândia em dois jogos, sendo primeiro jogo na Cidade do México, no dia 13 de novembro e o jogo da volta em Wellington, no dia 20 de novembro.
Veja abaixo a lista dos classificados para a Copa do Mundo 2014:
Ásia
Austrália*
Coréia do Sul
Irã Chile Costa Rica
Japão Colômbia Honduras
Equador
Europa
Alemanha Bélgica
Holanda Espanha
Itália Rússia
Bósnia Inglaterra
Suíça
*A Austrália disputa as eliminatórias asiáticas para obter mais chances de classificação.
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)