Revezamentos 4x100m livre do Brasil estão classificados para Paris 2024
O Brasil confirmou nessa manhã a participação dos dois revezamentos 4x100m livre (feminino e masculino) nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O resultado veio após os tempos na classificatória do feminino, que terminou com o sexto lugar e 3min41s67, no Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha. O masculino nem precisou vir até o Catar para garantir sua vaga, com o tempo de Fukuoka garantiu a participação.
No feminino, o Brasil formado por Ana Vieira, Maria Fernanda Costa, Stephanie Balduccini e Aline Rodrigues somou a participação do Mundial de Doha com o de Fukuoka, em 2023. No ano passado, o quarteto brasileiro fechou as eliminatórias em 3min38s99, que garantiu o país entre os 13 primeiros tempos.
Já no masculino, o Brasil nem precisou competir no Catar. Em Fukuoka, Guilherme Caribé, Marcelo Chierighini, Felipe Souza e Victor Alcará fizeram 3min13s82 e avançaram. Com isso, o tempo também se manteve no top-13 e garantiu a classificação.
Nos revezamentos, um máximo de 16 equipes classificadas competirão em cada evento dos Jogos Olímpicos, com apenas um time por país. Três países por prova de revezamento serão classificados para Paris 2024 com base nos resultados finais do Campeonato Mundial em Fukuoka, no Japão, em julho de 2023. As 13 equipes restantes por prova serão alocadas com base nos resultados alcançados nas preliminares do Campeonato Mundial de 2024, em Doha, no Catar, excluindo equipes já classificadas.