Seleção de Futebol de 5 Sub-23 treina em Niterói (RJ) para torneio na Argentina - SóEsporte
FutSal

Seleção de Futebol de 5 Sub-23 treina em Niterói (RJ) para torneio na Argentina

img_0006_0

Treinador brasileiro vê trabalho com atletas até 23 anos como uma renovação a médio-longo prazo. Equipe fica na ANDEF até o próximo domingo (27)
Após conquistar a Copa América em setembro, na Argentina, a Seleção Brasileira de Futebol de 5 volta às atenções desta vez para uma outra competição na terra do tango. Com atletas até 23 anos, o Brasil se prepara para o 1º Campeonato Juvenil de Futebol para Cegos Sub 23, que acontece de 19 a 24 de novembro.
 A equipe está concentrada na Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF) pela VII Fase de Treinamento – a penúltima do ano –, onde os atletas treinam forte para buscar uma vaga entre os convocados.
Sobre o trabalho com os jovens, o técnico Fábio Vasconcelos vê a chance de renovação a médio-longo prazo. O ex-goleiro ressalta que o Brasil tem uma equipe principal muito forte, e que os novos talentos podem evoluir sempre quando estiverem a serviço da seleção, citando o caso de Jonatas, do ESCEMA, Maranhão.
– A gente está fazendo essa renovação a médio-longo prazo, até porque a nossa seleção principal é muito forte e nova, mas a gente já vê uma evolução nos meninos. Um exemplo é o Jonatas, do Maranhão. No regional (Nordeste) a equipe dele levou de cinco, oito, mas a gente viu que ele tem potencial e idade (17 anos), então já está na terceira fase. Veio duas vezes com a principal, e agora com a sub 23 – disse Fábio.
Mesmo jovens, alguns atletas possuem certa experiência e conquistas importantes pelo Brasil. Alguns, inclusive, podem surpreender e ganhar uma vaga na seleção principal.
– Jogadores como Guegueu (Gledson) campeão paralímpico em Londres e que já é realidade no Brasil, o Dudu, são para disputar vaga na principal. Estiveram fora de algumas fases por motivos de treinamento físico. Tivemos que dar uma afastada, mas são jogadores prontos. O Liwigston também, o Juliano. A gente tem uma base com experiência e alguns atletas mais novos vindo para compor esse grupo. São atletas com muito potencial e que com certeza vão ter um belo futuro no nosso país – finalizou.
A seleção brasileira sub-23 treina até o próximo domingo (27), na preparação para o campeonato na cidade de Chaco, na Argentina. A previsão é que a equipe enfrente os donos da casa, o Paraguai e Achadec (equipe local).
Convênio
As fases de treinamento da seleção de Futebol de 5 são custeadas por um convênio (Siconv – Sistema de Convênios) do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com o Ministério do Esporte. Outras 15 modalidades adaptadas também são contempladas pelo acordo.

Imprensa CBDV

Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.