Basquete

Seleção de goalball embarca para a Suécia com lição de casa pronta


A Seleção Brasileira feminina de goalball embarcou nesta quarta-feira (4) rumo à Suécia, onde vai disputar a Malmö Cup, um dos mais tradicionais torneios da modalidade. Ao todo, dez equipes participarão desta edição, que não contará com a chave masculina. A estreia das brasileiras será na sexta (6), diante da Grã-Bretanha, às 8h55 (de Brasília). Os jogos terão transmissão ao vivo pelo canal do evento no YouTube (CLIQUE AQUI para ser direcionado).


O Brasil integra o Grupo B do campeonato, que conta com: Japão, França, Grã-Bretanha e Finlândia. No Grupo A, estão: Israel, EUA, Espanha, Dinamarca e Grécia. O sistema de disputa é de todas contra todas dentro dos grupos. As duas melhores de cada lado se cruzam nas semifinais. Haverá disputas por ouro, bronze, quinto, sétimo e nono lugares.

Grupo AGrupo B
DinamarcaBrasil
EspanhaFinlândia
EUAFrança
GréciaGrã-Bretanha
IsraelJapão


Confira a tabela completa da Malmö Cup 2022 (já nos horários de Brasília):

TABELA DE JOGOS 
HorárioGrupo
Sexta-feira – 6 de maio 
03:30GRÉCIAXESPANHAA
04:35GRÃ-BRETANHAXFINLÂNDIAB
05:40DINAMARCAXISRAELA
06:45FRANÇAXJAPÃOB
07:50EUAXGRÉCIAA
08:55BRASILXGRÃ-BRETANHAB
10:00ESPANHAXDINAMARCAA
11:05FINLÂNDIAXFRANÇAB
12:10ISRAELXEUAA
13:15JAPÃOXBRASILB
Sábado – 7 de maio
03:30GRÉCIAXDINAMARCAA
04:35GRÃ-BRETANHAXFRANÇAB
05:40EUAXESPANHAA
06:45BRASILXFINLÂNDIAB
07:50ISRAELXGRÉCIAA
08:55JAPÃOXGRÃ-BRETANHAB
10:00DINAMARCAXEUAA
11:05FRANÇAXBRASILB
12:10ESPANHAXISRAELA
13:15FINLÂNDIAXJAPÃOB
Domingo – 8 de maio
03:305ª GRUPO AX5ª GRUPO B9º lugar
04:351ª GRUPO AX2ª GRUPO BSemifinal 1
05:401ª GRUPO BX2ª GRUPO ASemifinal 2
06:454ª GRUPO AX4ª GRUPO B7º lugar
07:503ª GRUPO AX3ª GRUPO B5º lugar
08:55PERDEDORA SEMI 1XPERDEDORA SEMI 2Bronze
10:15VENCEDORA SEMI 1XVENCEDORA SEMI 2Final


Das seis atletas convocadas pelo técnico Gabriel Goulart, três já estiveram na Suécia disputando este evento: Gaby, Jéssica e Moniza. O grupo é o mesmo que conquistou este ano o Campeonato das Américas, realizado em São Paulo.


Análise da primeira fase


O trabalho desenvolvido pelo analista de desempenho da Seleção, Thiago Frango, municiou o treinador Gabriel Goulart com as informações necessárias para transmitir ao grupo. Ainda durante a quinta Fase de Treinamentos, encerrada na terça, elas foram alertadas sobre o estilo de arremesso de cada oponente e seus pontos fracos e fortes. Eis algumas observações que o técnico fez de cada uma das rivais brasileiras na etapa classificatória da Malmö Cup:


Grã-Bretanha

“É um time com uma defesa bem consolidada. No último Europeu, as maiores potências, Israel e Turquia, conseguira abrir placar apenas no segundo tempo. Então, precisaremos ter paciência para não cometer falhas porque, se cometermos e elas converterem em gols, sabemos da dificuldade que será para furar o bloqueio delas. E é o primeiro jogo, tem aquele frio na barriga.”

Japão

“Algumas meninas já têm experiência contra elas. Sabemos do poder ofensivo e ofensivo, estão sempre buscando medalhas nos maiores campeonatos. Elas conseguem provocar bastante cansaço mental pois joga com bastante barulho e movimentação.”


Finlândia

“É um time de tradição. Não tem tanto poder ofensivo, mas conseguem travar boas disputas na Europa.”


França

“Uma equipe que vem crescendo. Na última semana, fizeram amistosos contra a Grã-Bretanha e conseguiram ganhar. Como vão sediar a próxima edição dos Jogos Paralímpicos, houve um bom investimento. Não podemos bobear contra elas.”


Nesta edição da Malmo Cüp, não haverá torneio masculino, que integra a programação oficial desde 2008 (de 2000 a 2007, só havia a disputa feminina). O Brasil é o atual bicampeão (2019 e 2018) entre os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres, que foram prata em 2019. Por conta da pandemia, não houve competição nas duas últimas temporadas. A Seleção dos EUA é a maior vencedora da história, com nove troféus, sendo o último em 2015. As russas são as campeãs vigentes.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.