Esta foi a segunda vez no ano que os atletas da equipe brasileira realizaram atividades no Núcleo de Alto Rendimento. Trabalhos de avaliações tem ajudado a comissão técnica a elevar o desempenho físico dos atletas

Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro
A Seleção Brasileira Masculina de Goalball realizou na última quinta-feira (5) a segunda avaliação física do ano. As atividades aconteceram no Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açúcar, em São Paulo, e contou com a participação de todos os convocados para a VI Fase de Treinamento.
Após aplicar todas as estratégias de treinamento sugeridas pelo professor Irineu Loturco, pesquisador chefe do Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açúcar, os atletas foram reavaliados para detectar as alterações quanto ao desempenho físico da equipe. Segundo o coordenador do Goalball brasileiro, Artur Squarisi, os resultados deixaram Loturco satisfeito, e uma reunião com a área técnica da modalidade deverá acontecer em breve para traçar os novos caminhos.
– Foi feita uma proposta na primeira (avaliação), e após as reavaliações, (Loturco) disse que gostou do que viu. Deve ter uma reunião somente com a área técnica para passar as novas diretrizes de trabalho – disse Artur.
Durante as avaliações os atletas passaram por algumas atividades: Dois na plataforma de salto, livre na vertical, exercício na Smith Machine (máquina com equipamento de agachamento) e supino (com arremesso das barras).
Para as avaliações realizadas no Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açúcar, a seleção brasileira contou com os atletas convocados para VI Fase de Treinamento, que acontece até o próximo sábado (14), em Jundiaí, São Paulo.
Convênio
As fases de treinamento da seleção de Goalball são custeadas por um convênio do Comitê Paralímpico Brasileiro com o Ministério do Esporte. Outras 15 modalidades adaptadas também são contempladas pelo acordo.
Confira os convocados.
Alex de Melo Sousa (CEIBC/RJ)
Alexsander Almeida Maciel Celente (CESEC/SP)
Filippe Santos Silvestre (URECE/RJ)
José Roberto Ferreira de Oliveira (APACE/PB)
Josemarcio da Silva Sousa (UEEJAA/PA)
Leandro Moreno da Silva (CESEC/SP)
Leomon Moreno da Silva (UNIACE/DF)
Luciano de Souza Batista (SESI/SP)
Wanderson da Silva Ferreira (CEIBC/RJ)
Comissão técnica
Alessandro Tosim – Técnico
Artur José Squarisi de Carvalho – Coordenador
Diego Gonçalves Colletes – Auxiliar Técnico
Hesojy Gley Pereira Vital da Silva – Médico
Joaquim Borges de Souza – Staff
Márcio Rafael da Silva – Assistente Técnico
Mariana Gomes Amaro – Staff
Mauro Gaspardi Junior – Nutricionista
Rafael Loschi da Silva – Fisioterapeuta
Foto: Tadeu Casqueira/CBDV
