Times classificados na Série D - SóEsporte
Futebol

Times classificados na Série D

Cinco times garantiram a classificação para a próxima fase da competição: Cabofriense-RJ, Ferroviária-SP, Floresta-CE, Rio Branco-AC e o Bragantino-PA, que chegou a essa condição mesmo sem entrar em campo.

Porém, o dia não foi de felicidade apenas para essas equipes: Atlético-BA, Coruripe-AL, Frei Paulistano-SE, Gama-DF, Globo-RN, Goiânia-GO, Ji-Paraná-RO, Moto Club-MA, Novorizontino-SP, São Raimundo-RR, Tupynambás-MG e Vitória-ES venceram seus confrontos. Veja os detalhes:

GRUPO A-1

Ji-Paraná-RO 1 x 0 Independente-PA

O estádio Biancão, em Ji-Paraná (RO), recebeu uma partida equilibrada entre o Ji-Paraná e o Independente-PA, mas os donos da casa saíram com a vitória por 1 a 0. O gol do Galo da BR foi marcado aos 35 do segundo tempo por intermédio de Vitinho, que pegou sobra após defesa do goleiro adversário e bateu para a rede vazia.

O resultado da partida foi ótimo para outra equipe paraense: o Bragantino, que garantiu a classificação mesmo sem jogar. O Independente, por sua vez, está na quinta colocação, com 14 pontos. O Ji-Paraná vem logo atrás, com 12 pontos e o sexto lugar na tabela.

Atlético-AC 1 x 2 Rio Branco-AC

Rio Branco e Atlético fizeram um duelo local na Arena Acreana, com vitória do Estrelão por 2 a 1 e classificação garantida. Damião abriu o placar para o Alvirrubro em Rio Branco (AC) aos 24 minutos, em finalização ao aproveitar sobra de bola na grande área. Ele balançou as redes de novo aos 32, tocando na saída do goleiro após avançar em velocidade. No segundo tempo, Matheus descontou para o Galo Carijó ao desviar de cabeça em cobrança de escanteio.

Com o resultado, o Rio Branco assume a vice-liderança da chave com 21 pontos e não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado. O Atlético-AC é o lanterna da chave, com sete pontos.

GRUPO A-2

Moto Club-MA 2 x 1 Altos-PI

Jogando no estádio Nhozinho Santos, em São Luís (MA), o Moto Club fez valer o fator casa, virou e venceu o líder Altos-PI por 2 a 1. Apesar disso, foi o Jacaré quem abriu o placar, na reta final da etapa inicial. Aos 48, Tiago aproveitou sobra em cobrança de escanteio e pegou bonito de primeira para estufar a rede. De pênalti, Flamel igualou o marcador para o Papão do Norte aos quatro minutos do segundo tempo. Foi dele também o gol que decretou o triunfo do Moto, em finalização na pequena área aos 18.

Com a importante vitória, o Moto assumiu a vice-liderança da chave com 21 pontos e está muito perto de garantir matematicamente a vaga na próxima fase. Já o Altos segue isolado no topo da tabela, com 27 pontos.

São Raimundo-RR 6 x 0 Baré-RR

Em Boa Vista (RR), no estádio Canarinho, o São Raimundo não tomou conhecimento do Baré em duelo roraimense e venceu por 6 a 0. O Mundão abriu o placar logo aos quatro minutos, em toque de cabeça de Stanley após cobrança de escanteio. Na reta derradeira do primeiro tempo, uma chuva de gols: aos 34 e aos 38, Igor Felipe apareceu livre entre os zagueiros do Colorado para fazer o segundo e o terceiro do time da casa. Já aos 41, foi a vez de Stanley deixar novamente o dele por cobertura e anotar o 4 a 0. Aos 15 da etapa final, Marcos Felipe aproveitou bobeada da zaga e bateu forte, marcando o quinto. Aos 41, Diogo surgiu na pequena área para concluir contra-ataque rápido e fechou a conta.

O resultado coloca o São Raimundo na quinta posição, com 15 pontos e um jogo a menos que os rivais. O Baré está no sexto lugar, com 13.

GRUPO A-3

Atlético de Cajazeiras-PB 2 x 2 Floresta-CE

Floresta busca empate contra o Atlético-PB e garante vaga na próxima fase da Série D
Floresta busca empate contra o Atlético-PB e garante vaga na próxima fase da Série D
Créditos: Ronaldo Oliveira/ASCOM Floresta EC

Jogando no Perpetão, em Cajazeiras (PB), o Atlético-PB abriu vantagem, mas o Floresta-CE buscou o empate em 2 a 2 e garantiu vaga na próxima fase da competição. O time da casa fez o primeiro gol do jogo aos 22 minutos, em boa cabeçada de Pachu após cruzamento na segunda trave. Aos dez da etapa final, ele apareceu novamente em cobrança de escanteio trabalhada, saiu livre na pequena área e marcou o segundo do Trovão Azul.

Depois disso, a equipe paraibana acabou ficando com um a menos: o zagueiro Egon acertou adversário com o pé alto, levando vermelho direto. Com a vantagem numérica, o Floresta partiu para cima e descontou aos 41, em cabeceio de Núbio Flávio. A pressão seguiu e deu resultado: após cobrança de escanteio aos 46, Deysinho apareceu livre na segunda trave, ajeitou e tocou para o gol vazio, decretando o empate e o placar final.

Com o resultado, o Floresta chegou aos 21 pontos e alcançou a vice-liderança do grupo. Agora, o Verdão da Vila não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado Globo. Por outro lado, o Atlético-PB desceu para a sexta colocação, com 13 pontos.

Globo-RN 2 x 1 Afogados-PE

De virada, o Globo-RN conseguiu um importante resultado ao vencer o Afogados por 2 a 1 no estádio Manoel Barretto, em Ceará-Mirim (RN). Os pernambucanos abriram o placar aos sete minutos do primeiro tempo, depois de rebatida do goleiro Rodrigo Carvalho que sobrou nos pés de James Dean. O atacante só teve o trabalho de tocar para a rede. Na etapa final, a Águia empatou aos quatro, em finalização simples de Edson Kapa após bate-rebate na área. Aos 24, Aurélio completou cruzamento em cobrança de falta e colocou a equipe potiguar em vantagem. Para complicar ainda mais a vida da Coruja, Dennis levou dois amarelos em cinco minutos e foi expulso aos 35, freando a possibilidade de reação dos visitantes.

A vitória coloca o Globo na quinta colocação do grupo, com 14 pontos – mesmo número do Campinense, em quarto lugar. O Afogados permanece em sétimo, com dez.

Campinense-PB 1 x 1 Guarany de Sobral-CE

Com dez minutos iniciais frenéticos no estádio Amigão, em Campina Grande (PB), Campinense e Guarany de Sobral empataram em 1 a 1. Logo no primeiro minuto, Esquerdinha arriscou de longe pelo Cacique do Vale e a bola explodiu na mão de Breno: pênalti. Na cobrança, o mesmo Esquerdinha bateu no canto e abriu o placar. No entanto, aos cinco, a Raposa teve uma penalidade marcada a seu favor após Rafael Ibiapino ter sido derrubado pelo goleiro. Echevería chutou forte no meio do gol e empatou. A partir daí, nenhuma das duas equipes conseguiu se impôr e a igualdade se manteve até o fim.

O empate mantém o Campinense na quarta colocação, com 14 pontos. Por outro lado, a equipe do Guarany de Sobral permanece na lanterna, com dez.

GRUPO A-4

Jacyobá-AL 2 x 5 Frei Paulistano-SE

Apesar de ter jogado no Coaracy Fonseca, em Arapiraca (AL), o Frei Paulistano não se assustou por estar longe de seus domínios e goleou o Jacyobá por 5 a 2. A equipe sergipana foi para o intervalo vencendo por 4 a 0: Anselmo fez os dois primeiros gols, aos 22 e aos 25 minutos. Na sequência, aos 34, Luan anotou o terceiro. Dinda fez o quarto do Touro do Agreste aos 43. Na etapa final, os alagoanos até tentaram uma reação e diminuíram o placar; primeiro com Alysson, aos 25, e depois com Rogger, aos 31. Porém, a retomada parou por aí. Ainda houve tempo para Hítalo fazer o quinto dos visitantes nos acréscimos e fechar a contagem.

As duas equipes mantiveram suas posições na parte inferior da tabela. O Frei Paulistano segue na vice-lanterna com dez pontos, enquanto o Jacyobá ocupa a última colocação, com quatro.

Coruripe-AL 2 x 0 Itabaiana-SE

O Itabaiana tinha possibilidades matemáticas de garantir a classificação para a próxima fase nesta sexta-feira, mas visitou o Coruripe no estádio Gerson Amaral e perdeu por 2 a 0. O Hulk já havia começado melhor em Coruripe (AL) e abriu o placar aos 11 minutos, em uma finalização de três dedos de Gabriel da entrada da área. Ainda no primeiro tempo, aos 39, o time da casa fechou a conta com André, que recebeu bom passe de Leandro Sardinha em profundidade e tocou na saída do goleiro.

A vitória foi importantíssima para o Coruripe, que entrou na zona de classificação para a próxima fase ao assumir a quarta colocação, com 18 pontos. O Itabaiana segue no topo da tabela, com 20.

Central-PE 2 x 2 Potiguar-RN

No estádio Lacerdão, em Caruaru (PE), Central e Potiguar fizeram um jogo equilibrado e empataram em 2 a 2. Apesar do primeiro tempo pouco movimentado, o time visitante abriu o placar no último lance antes do intervalo: aos 52, Rodrigo teve sobra de bola em seus pés e, na pequena área, mandou para o gol. Na etapa final, as coisas ficaram ainda piores para a equipe da casa quando Pablo foi expulso, aos 21 minutos. Porém, logo depois, uma sequência de gols mudou a história da partida.

A Patatitva conseguiu o empate aos 33 minutos com Jeffinho, em finalização depois de rebote do goleiro. Porém, na saída de bola, Romeu recebeu na pequena área e recolocou a equipe alvirrubra na frente. No entanto, a vantagem durou pouco: após defesa do arqueiro em cobrança de falta, Adaílson pegou a sobra, marcou para os pernambucanos novamente aos 37 e deu números finais ao confronto.

O resultado foi ruim para as duas equipes: o Central perdeu duas colocações e agora é o quinto, fora da zona de classificação, com 18 pontos. O Potiguar vem logo atrás, com 15 pontos e no sexto lugar.

GRUPO A-5

Vitória-ES 3 x 0 União-MT

Jogando no estádio Salvador Costa, em Vitória (ES), o Vitória fez uma boa partida e venceu o União-MT por 3 a 0. O time capixaba começou bem melhor no duelo, teve chances, mas todas elas pararam em Neneca. Porém, o próprio arqueiro acabou cometendo pênalti em trombada com Vitinho na área. Na cobrança, aos 41 minutos, Anderson Magrão bateu com tranquilidade e abriu o placar. Já na reta final do segundo tempo, o Alvianil deslanchou. Aos 40, em mais uma penalidade, Toni Galego ampliou. Logo em seguida, o atacante GTA, da equipe de Rondonópolis, foi expulso ao reclamar acintosamente de marcação da arbitragem. No último lance, aos 48, os capixabas fecharam a conta com João Denoni, que tabelou, driblou o goleiro e anotou um golaço.

O Vitória ganhou duas posições e agora é o quinto colocado, com 13 pontos. O União desceu para o sétimo lugar, com 11.

Goiânia-GO 2 x 1 Aparecidense-GO

Depois de um primeiro tempo morno, os gols saíram em profusão debaixo da chuva que caiu durante a segunda etapa no Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia (GO). Melhor para o Goiânia, que venceu a Aparecidense por 2 a 1. Aos sete minutos, o Galo abriu o placar com Bruno Santos em cobrança de pênalti, deslocando o goleiro. O time visitante reagiu rápido e empatou aos dez, em finalização de Negueba da entrada da área, no canto esquerdo do arqueiro adversário. Porém, aos 25, Du Gaia aproveitou rebote na área e recolocou a equipe da casa em vantagem. O Camaleão teve a chance de igualar novamente em mais uma penalidade na partida, mas Weverton buscou o chute de Alex Henrique.

O resultado mantém a Aparecidense na liderança, com 22 pontos. Porém, o Goiânia encostou e é vice-líder com a mesma pontuação – o Galo está atrás apenas pelos critérios de desempate.

GRUPO A-6

Gama-DF 3 x 0 Villa Nova-MG

O Gama continuou a sua ótima campanha na primeira fase e venceu o Villa Nova por 3 a 0 jogando em casa, no estádio Valmir Bezerra. O primeiro gol da equipe do Distrito Federal saiu aos 12 minutos, com Gustavo concluindo na pequena área uma bonita jogada coletiva. O Verdão não se acomodou e fez o segundo aos 33, com Everton: o atacante pegou rebote de chute de Nunes, que parou no travessão, e bateu forte para a rede. Aos 21 da etapa final, o inverso aconteceu e Nunes tocou de cabeça após remate no travessão para anotar o terceiro e dar números finais ao confronto.

O resultado positivo recolocou o Gama na liderança da chave. Agora, a equipe alviverde tem 29 pontos. O Leão do Bonfim segue na sétima colocação, com nove.

Palmas-TO 1 x 2 Atlético-BA

O Atlético-BA visitou o Palmas no estádio Nilton Santos e saiu com a vitória por 2 a 1. Depois de desperdiçar um pênalti aos 20 minutos com Jeam, que bateu para a defesa do goleiro Mattheus, o Carcará chegou ao gol na capital tocantinense aos 29: Naian pegou sobra de bola na pequena área e mandou para a rede; ela ainda tocou na trave esquerda antes de entrar. O time da casa não se rendeu e empatou no segundo tempo. Após chute de longe de Afonso, Marcelo desviou de cabeça e deixou tudo igual aos 15 minutos. No entanto, os baianos ficaram novamente em vantagem aos 34, mais uma vez com Naian, que rematou cruzado na área e contou com a colaboração do arqueiro.

Com o resultado, o Carcará permanece na terceira posição, agora com 21 pontos. O Palmas segue sem pontuar na competição e ocupa a lanterna.

Caldense-MG 1 x 2 Tupynambás-MG

Apesar de ser mandante em Poços de Caldas, a Caldense sofreu virada do Tupynambás e perdeu por 2 a 1. A Veterana até saiu na frente aos 19, em gol estranho de Marco Damasceno: após bate-rebate, a zaga tentou cortar, a bola bateu no atacante e entrou. Porém, o Baeta retornou para o segundo tempo ligado e marcou duas vezes. Primeiro, aos sete, em um golaço de fora da área de Fabinho. Dois minutos depois, Wellington se posicionou na pequena área e completou cruzamento para marcar e dar números finais ao duelo no estádio Ronaldo Junqueira.

O resultado foi ótimo para o Tupynambás, que ganhou duas posições na tabela e entrou no G-4 do grupo. Agora, a equipe ocupa o quarto lugar, com 17 pontos. A Caldense, por outro lado, caiu para a quinta colocação, com 15 pontos.

GRUPO A-7

Cabofriense-RJ 7 x 0 Nacional-PR

Jogando em casa, no estádio Alair Corrêa, em Cabo Frio (RJ), a Cabofriense deu um show para cima do Nacional-PR, goleou por 7 a 0 e garantiu a classificação para a próxima fase. Logo aos seis minutos, Sillas recebeu cruzamento na primeira trave e testou firme para abrir o placar. Aos 27, o Tricolor Praiano ampliou com Coutinho, que subiu mais que todo mundo em cobrança de escanteio e cabeceou bem para marcar. Já aos 43, Natan disparou num belo contra-ataque e achou Pedrinho livre na pequena área para fazer o terceiro da equipe do Rio de Janeiro. Antes do intervalo, aos 45, Coutinho ainda teve tempo de tentar duas vezes diante do goleiro para anotar o quarto.

O festival de gols da Cabofriense continuou no segundo tempo. Logo no primeiro minuto da etapa final, Coutinho recebeu livre na área e fez seu hat-trick – o quinto da equipe de Cabo Frio. Aos dois, foi a vez de Pedrinho receber em velocidade após saída de bola errada do Nacional e tocar para marcar o sexto. Aos 35, o sétimo, para fechar a conta: mais um gol de Coutinho ao sair sozinho na pequena área após cruzamento.

A equipe de Cabo Frio chegou aos 25 pontos, ocupa a vice-liderança e não pode mais deixar o G-4 do grupo. Sem chances de conquistar uma vaga na próxima fase, o Nacional é o sétimo, com cinco pontos.

FC Cascavel-PR 1 x 2 Ferroviária-SP

Com vitória sobre o FC Cascavel, Ferroviária-SP foi mais uma equipe a se classificar para a próxima fase da Série D
Com vitória sobre o FC Cascavel, Ferroviária-SP foi mais uma equipe a se classificar para a próxima fase da Série D
Créditos: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

Jogando fora de casa, no estádio Olímpico Regional, em Cascavel (PR), a Ferroviária não se intimidou, venceu o FC Cascavel por 2 a 1 e também se garantiu na próxima fase. A Locomotiva abriu o placar aos 41 da etapa inicial, em finalização de Tiago Marques no contra-ataque. Já aos 42 do segundo tempo, Douglas recebeu de cabeça na grande área e igualou para os paranaenses. Porém, logo na saída de bola, Anderson Rosa bateu rasteiro da entrada da área e recolocou a equipe grená em vantagem, fechando a conta.

Com o resultado, a Ferroviária chegou aos 26 pontos na tabela, manteve a liderança do grupo e garantiu a classificação. Por outro lado, o Cascavel tem 18 e está em quarto lugar.

GRUPO A-8

Tubarão-SC 0 x 2 Novorizontino-SP

Com a vaga já assegurada na próxima fase, o líder Novorizontino visitou o Tubarão no estádio Domingos Gonzales e venceu por 2 a 0. O Tigre abriu o placar com Léo Baiano, em chute da entrada da área logo aos quatro minutos da etapa inicial. Ainda no primeiro tempo, Willean Lepo ampliou e deu números finais ao jogo com um bom cabeceio, aos 43.

O Novorizontino segue invicto na competição e chegou aos 30 pontos, com a liderança absoluta do grupo. O Tubarão, por sua vez, é o sétimo colocado na tabela, com seis pontos.

Caxias-RS 0 x 0 Pelotas-RS

No estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), Caxias e Pelotas fizeram um jogo bastante equilibrado e terminaram com o placar zerado. Foram poucas chances de gol para ambos os lados, e as equipes perderam a chance de construir boa vantagem na briga por vaga na próxima fase. Os dois clubes permanecem com 17 pontos. No entanto, o Lobo é o vice-líder, enquanto o Grená ganhou uma posição e agora ocupa a terceira colocação.
Mais três times se classificaram antecipadamente para a próxima fase da Série D do Brasileirão. Pela 12ª rodada da competição, Fast Clube-AM, River-PI e Salgueiro-PE venceram seus respectivos jogos e carimbaram a vaga.

Confira os detalhes dos 11 jogos disputados neste sábado:

Grupo A-1

Na Arena da Amazônia, em Manaus, o Fast Clube-AM venceu o Bragantino-PA por 2 a 1 e garantiu vaga na próxima fase da competição. Além disso, os gols marcados por Marco Goiano e Ronan também fizeram o time manauara assumir a liderança do Grupo A-1, com 22 pontos. O Tubarão, que já entrou em campo classificado, marcou com Edicleber e aparece na segunda posição, com 21 pontos.

Jogando em casa, o Vilhenense-RO goleou o Galvez-AC por 4 a 0 no Portal da Amazônia, em Vilhena (RO). Edilson, de pênalti, Paulo Henrique e Marcelo balançaram as redes ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Ricardo fechou a conta para os mandantes, que agora somam 11 pontos, mas seguem na sétima posição da chave. O time do Acre, com 20, ocupa o quarto lugar.

Grupo A-2

No Pinheirão, em São Mateus (MA), o River-PI visitou o Juventude-MA e venceu por 1 a 0 com gol aos 47 minutos do segundo tempo. Após segurar a pressão dos donos da casa, o Galo marcou com Weslley Smith, que aproveitou falha do zagueiro Betão para empurrar a bola para o fundo das redes. Com a vitória, o time piauiense chegou aos 23 pontos, ocupando a segunda posição do Grupo A-2 e garantindo a classificação para a próxima fase da competição.

Grupo A-3

O Salgueiro-PE também confirmou vaga na próxima fase neste sábado. No Cornélio de Barros, em Salgueiro (PE), o Carcará marcou com Renato e venceu o América-RN por 1 a 0. O resultado levou o timer pernambucano aos 23 pontos, ocupando o segundo lugar do Grupo A-3. Líder da chave, com 24, o Mecão já entrou em campo classificado.

Grupo A-5

No José Olímpico da Rocha, em Águia Branca (ES), o Operário-MT tirou a invencibilidade do Real Noroeste-ES ao vencer por 2 a 1. Os gols do triunfo foram marcados por Guto e Lucas, que fizeram o a equipe do Mato Grosso deixar a lanterna e agora aparecer na sétima posição do Grupo A-5, com 12 pontos. O Real, que descontou com Isaías, tem 16 e ocupa o quarto lugar.

Mandante no Ninho D’Águia, em Rio Brilhante (MS), o Águia Negra-MS bateu o Goianésia- GO por 3 a 1, com gols de Pedro, Felipe e Preto. A vitória deixou a equipe sul-mato-grossense em quinto lugar, com 16 pontos, e viva na disputa por uma vaga na próxima fase da Série D. O time goiano, que marcou com Vanílson, tem 19 e está na terceira posição.

Grupo A-6

Na Boca do Jacaré, em Brasília (DF), Badhuga marcou para o Brasiliense-DF, enquanto Deon balançou as redes para o Bahia de Feira-BA: 1 a 1. Com o resultado, o time da capital federal – já classificado – chegou aos 27 pontos, no segundo lugar do Grupo A-6. A equipe baiana, com 15, aparece na quinta posição.

Grupo A-7

No duelo de cariocas entre Bangu-RJ e Portuguesa-RJ, em Moça Bonita, a Lusa levou a melhor e venceu por 3 a 0. Os gols de Marcão, Douglas Eskilo e Adriano fizeram a equipe entrar na zona de classificação para a próxima fase ocupando agora o quarto lugar, com 19 pontos. O time alvirrubro, com 16, aparece na sexta posição.

O Mirassol-SP foi um visitante indigesto para o Toledo-PR. No Estádio 14 de Dezembro, em Toledo (PR), a equipe paulista goleou por 4 a 0, com gols de Danilo Boza, Cássio Gabriel, Vinicius e Fabrício Daniel e está mais perto de se classificar à próxima fase – ocupa o terceiro lugar da chave, com 22 pontos. O time paranaense, com apenas um ponto somado, está na lanterna.

Grupo A-8

Colados na tabela do Grupo A-8, São Luiz-RS e Joinville-SC se enfrentaram no Estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS), com a equipe gaúcha vencendo por 2 a 1, de virada. Lucas de Sá abriu o placar para o JEC, que está na sexta posição, com 16 pontos. Depois, Paulinho Santos marcou duas vezes para dar o triunfo ao time gaúcho, que ocupa o quinto lugar, com 17.

Na partida marcada entre Marcílio Dias-SC e São Caetano-SP para o Gigantão, em Itajaí (SC), os jogadores do Azulão não entraram em campo. O árbitro da partida, Michelangelo Martins de Almeida Junior, seguiu todo o protocolo e, sem a presença da outra equipe, decretou a vitória do Marcílio por W.O. Com isso, agora a equipe catarinense chegou aos 18 pontos e subiu para a vice-liderança do Grupo A-8. O São Caetano, com seis, é o lanterna da chave.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.