Treze e Auto Esporte proporcionaram um bom espetáculo - SóEsporte
Colunistas

Treze e Auto Esporte proporcionaram um bom espetáculo

Eugenio Pacelli do Nascimento

Treze e Auto Esporte proporcionaram um bom espetáculo no estádio Amigão, em Campina Grande, domingo, dia 12 de fevereiro, em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Paraibano de Futebol, com o Treze levando a melhor ao vencer por 1 X 0 com gol de Márcio Carioca nos acréscimos da partida.

O retrato do jogo mostrou um Treze com maior volume de jogo nos noventa minutos da partida, com mais posse de bola, comandando as ações de ataque, com muita pressão em cima da equipe automobilista. Para se ter uma idéia o Auto só chegou a assustar o Treze em duas ocasiões durante o jogo, ambas no primeiro tempo, sendo uma com Gildo num chute forte da entrada da área, numa bola alta no meio do gol, para boa defesa do goleiro Beto que espalmou para escanteio. A outra oportunidade de gol para o macaco Altino veio numa cobrança de penalte, sofrido por Romarinho que foi empurrado pelo lateral Saulo no lado esquerdo da grande área, setor de ataque, numa bola que não tinha perigo de gol; na cobrança da penalidade o meia Tiaguinho cobra mal no canto esquerdo de Beto, a bola é batida rasteira colocada, com o chute saindo fraquinho facilitando a defesa do goleiro do Galo da Borborema.

O Treze desde os primeiros minutos de jogo partiu para cima do Auto Esporte buscando abrir o marcador e logo no início da partida teve três boas chances de chegar às redes da equipe de João Pessoa.  A primeira chance veio numa jogada pelo lado esquerdo num passe para entrada da área, com o atacante do Treze dominando de costas para o gol, girando e arrematando com a bola raspando o travessão do goleiro Rodrigues; a segunda chance veio num lançamento da esquerda encontrando Leo Rocha, no segundo pau, que cabeceou no poste esquerdo do goleiro Rodrigues já vencido, sendo que na sequência do lance o Treze teve nova oportunidade com um de seus atacantes na grande área chutando à queima roupa para uma grande defesa de Rodrigues, que ia garantindo o 0 X 0.

Na segunda etapa o Auto Esporte praticamente se defendeu, não conseguindo levar perigo à meta galista. O Treze tocava bem a bola, tinha bom volume de jogo, porém esbarrava na boa marcação da equipe automobilista. O meio campo do Treze procurava envolver a defensiva do Auto Esporte, principalmente com os habilidosos Doda e Carlos Alberto que não conseguiam furar o bloqueio adversário que se mostrava consistente e organizado.

Aos sete e trinta, da segunda etapa, o Treze chega com perigo numa bola de escanteio que é cobrado pelo lado esquerdo, com a bola viajando alta e veloz assustando o goleiro Rodrigues que sai de soco.

Aos catorze minutos Celico faz boa jogada pelo lado esquerdo lançando rasteiro na pequena área, com perigo, com um atacante do Treze chegando atrasado no lance.

Aos dezessete minutos, o Treze quase abre o marcador numa jogada iniciada por Adalberto pelo lado direito da entrada da grande área encontrando Celico próximo a pequena área, linha de fundo, lado esquerdo, que domina a bola e passa açucarada na cabeça de Léo Rocha que na risca da pequena área de frente para Rodrigues faz o cabeceio que é defendido milagrosamente para escanteio pelo goleiro do Auto Esporte.

Aos vinte minutos, Celico cobra falta com perigo na entrada da área, com a bola tocando na barreira e indo para escanteio. Na cobrança do escanteio, pelo lado direito, bola batida no primeiro pau, defensor automobilista desvia de cabeça para trás com bola indo para o segundo pau, pequena área, chegando açucarada para atacante trezeano que cabeçeia no poste direito de Rodrigues desperdiçando mais uma chance para o Galo.

Aos vinte e três minutos, Leomir, pelo Treze, arrisca chute forte da intermediária, bola à meia altura, que passa próxima ao poste direito de Rodrigues, assustando a defesa do Auto Esporte.

Aos vinte e quatro minutos, o goleiro Rodrigues demora na cobrança de um tiro de meta e é amarelado pelo árbitro Clizaldo Luiz, mostrando que o Auto Esporte estava satisfeito com o empate.

Aos vinte e nove minutos, o jogador Nego do Auto Esporte é expulso ao fazer uma falta em Carlos Alberto, numa bola de linha de fundo, pelo lado direito do ataque galista; Nego recebe o segundo amarelo e vai para o chuveiro mais cedo. Era um escanteio de mangas curtas que o Treze não aproveitou, a falta foi cobrada por Léo Rocha que isolou a bola longe do segundo pau da meta automobilista.

Aos trinta e seis minutos, o Treze tem uma falta na risca da grande de área e não aproveita, o jogador trezeano bate mal de perna esquerda, por cima do travessão no meio do gol.

Dos quarenta e dois aos quarenta e quatro minutos, o Auto Esporte segurava a bola no ataque procurando ganhar tempo, deixando de buscar o gol trezeano em bolas de falta e escanteio, sendo castigado nos acréscimos aos quarenta e seis minutos num golaço do atacante Márcio Carioca; que, após um contra ataque recebe passe açucarado de Léo Rocha e invade a grande área, pelo lado direito, para chutar forte no meio do gol sem chances para Rodrigues que era um dos destaques do jogo. E assim, o jogo acaba 1 X 0 para o Treze que assume a segunda colocação.

O time do Treze tem no comando técnico Marcelo Vilar, como preparador físico Alexandre Duarte (formado pela UFPB), preparador de goleiros Júlio Aranha e assistente técnico Edson Garça.

O comando técnico do Auto Esporte está a cargo de Maurício Cabedelo, que tem como preparador físico o conceituado Bamba.

eugeniopacelli_futebolcampeonatoparaibano2012@hotmail.com

CAMPINENSE X CSP – JOGÃO DE BOLA?

Até aqui acompanhei três jogos nos estádios da Paraíba pelo Campeonato Estadual e em todos eles houve superioridade por parte de uma das equipes!

O primeiro desses jogos foi Campinense 2 X  0 Flamengo Paraibano, só deu Campinense. No segundo jogo acompanhei Campinense 2 X 1 Nacional de Patos, com um primeiro tempo que também só deu Campinense. Domingo passado estive no Amigão acompanhando Treze 1 X 0 Auto Esporte, superioridade do Treze, sendo que no segundo tempo o Auto Esporte não viu a cor da bola; placar moral do jogo Treze 6 x 2 Auto Esporte!

Nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, em Campina Grande, no estádio Amigão teremos Campinense X CSP, duas forças do futebol Tabajarino! Eu diria que teremos um grande jogo, bem disputado, sem favorito, apesar do Campinense jogar em casa. É claro que quem joga em casa tem a obrigação de vencer ou na pior das hipóteses não sair derrotado.

Falando a respeito do elenco de cada equipe, vou iniciar pelo CSP haja vista que tive a grata oportunidade de trabalhar com parte de seus jogadores: Esquerdinha (ala), Tazinho (meia atacante), Luiz Paulo (zagueiro), Jailson (ala), Peu (volante) e Ferreira (goleiro) fizeram parte da campanha que levou o Flamengo Paraibano à Primeira Divisão do futebol da Paraíba; José Wilker (ala) avaliado diversas vezes quando jogava pelo Auto Esporte e num peneirão realizado pelo ex-presidente do CSP, professor Ferreira, quando o CSP foi pela primeira vez disputar a Copa São Paulo de futebol juniores (Sub 20), sendo que nessa mesma peneira numa avaliação de consumo máximo de oxigênio (VO2max) estava o volante Daniel (VO2max de 62 mililitros).

Os jogadores acima referenciados são possuidores de uma qualidade técnica inquestionável, que também se destacam nos aspectos táticos, emocionais e com currículos recheados de títulos.

No tocante ao potencial aeróbio a exceção é Tazinho, que precisa melhorar essa variável, não é um jogador resistente; no entanto, o Tazinho é craque na acepção da palavra, excelente batedor de faltas, protege a bola como ninguém e tem um excelente passe, o Sousa foi vítima dessa arma no jogo passado (3 x 2 para o CSP). O Tazinho é jogador de Primeira Divisão do Futebol Brasileiro, já disputou a Serie A1 do Paulistão pelo Rio Branco de Americana, jogou também no Marília/SP e Internacional de Limeira/SP.

Outro jogador do CSP, com um currículo invejável no futebol paraibano, cheio de títulos, com futebol de gigante, tem genética para ainda jogar em quaisquer equipe do futebol mundial, é o ala Esquerdinha, campeão paraibano pelo Botafogo em 1998, que fez um partidaço pela Copa do Brasil naquele memorável jogo contra o Flamengo do baixinho Romário (3 x 3), jogo esse que tenho em cópia de DVD. Esquerdinha comeu a bola naquele jogo e continua do mesmo jeito, sou fã incondicional do cidadão e atleta Esquerdinha, que é um vitorioso e disciplinado jogador de futebol tanto dentro das quatro linhas quanto fora delas.

O CSP conta também com o meia Da Silva Exú, que dispensa comentários, pois foi um dos destaques do Campeonato Paraibano na Edição de 2011, ajudando o CSP a ficar atrás apenas do Treze, como vice-campeão. Da Silva Exú, é excelente em todos os aspectos: técnico, tático, físico e emocional.

Outros jogadores que se destacam no CSP: o Zagueiro Suelinton, o atacante Júnior Coxinha e o goleiro Wlademir (este último ajudou o Flamengo Paraibano na temporada de 2011).

Pelo que se pode observar acima, tenho a certeza de que a raposa da Serra da Borborema vai enfrentar um adversário imensamente qualificado numa disputa de iguais durante os 90 minutos de bola em jogo.

Pelo lado do Campinense, que ostenta 18 conquistas no futebol paraibano, sendo o único hexacampeão paraibano (1960/1965), está com um elenco cheio de jogadores vencedores, inclusive com passagem por grandes clubes do futebol brasileiro e até da Seleção Nacional, que exemplificando podemos citar o matador Warley, vice-artilheiro da temporada passada pelo Treze com 13 gols assinalados, que jogou pelo São Paulo, Grêmio e Palmeiras e até pela Seleção Brasileira onde atuou em dezesseis partidas. Outro destaque é o zagueiro Ben-Hur, gaúcho da cidade de Bagé, jogador muito experiente, com passagem em vários clubes da Série B do Campeonato Brasileiro, como Vila Nova/GO, Brasiliense/DF, ABC/RN, CRB/AL e Ituano/SP, também jogou no Treze de Campina Grande, foi campeão nos seguintes Estados: em Brasília/2002, Alagoas/2006 e Rio Grande do Norte/2007.

O Campinense além de contar no ataque com o matador Warley tem também o Marabá, que foi campeão paraibano em 2008 jogando pelo Campinense, terminando a competição com 11 gols assinalados, jogou em equipes como Treze/PB em 2002, Atlético/GO em 2007, América/RN em 2008 e Paysandu em 2009; no gol o Campinense tem como destaques Sérvulo e Pantera, sendo que Sérvulo disputou o Brasileiro Série A em 2007 pelo América/RN, jogando em seguida pelo Atlético/MG; na cabeça de área um dos destaques é o volante Luciano totó, campeão goiano pelo Itumbiara em 2008, já jogou pelo Náutico/PE, Bahia/BA, Atlético/GO e Asa de Arapiraca/AL; como meia ofensivo um dos destaques do Campinense é o carioca Adriano Felício que passou pelo Volta Redonda em 2007 e pelo Botafogo carioca em 2007/2008, chegou a fazer testes na Internazionale de Milão/Itália.

Portanto, prezados internautas, pelas informações acima citadas é de se imaginar que esse jogo Campinense X CSP vai ser um jogaço, de forma que não dar para ficar em casa, vale a pena ir ao estádio Amigão nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro de 2012! Estarei lá!!!

QUEM É EUGENIO PACELLI POR EUGENIO PACELLI – AUTOBIOGRAFIA!

Eugenio Pacelli do Nascimento, nasceu no mês de maio, do ano de 1959, na cidade de Caicó, Rio Grande do Norte, no Brasil. É filho de Adalberto Balbino da Silva (pernambucano) e Maria Alves da Silva (norteriograndense). É casado com a paraibana Kelly Cristhiny, nascida em Campina Grande, no mês de outubro de 1969, com quem tem o filho Daniel Pacelli, nascido no mês de maio de 1996.

Eugenio Pacelli viveu parte de sua infância em seu sublime torrão “Caicó”, onde foi feliz até por volta dos oito anos de idade. A partir dos nove anos de idade passou a morar em João Pessoa haja vista que seu pai, um ex-combatente da II Grande Guerra Mundial, que trabalhava no Batalhão do Exército sediado em Caicó, fora transferido para o 1o Grupamento de Engenharia de Construção localizado na Avenida Epitácio Pessoa, bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba.

O ensino fundamental foi concluído no então Colégio Estadual Sesquicentenário, no conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa, atualmente denominado Centro Estadual Experimental de Ensino Aprendizagem Sesquicentenário.

Estudou o primeiro e segundo ano do ensino médio no então Colégio Arquidiocesano PIO XII, que funcionava no Largo do São Francisco, no centro de João Pessoa, onde atualmente funciona uma faculdade de ensino superior.

Concluiu o ensino médio, terceiro ano, no Colégio Augusto Matheus de Oliveira, no bairro dos Estados, no ano de 1978, aos dezenove anos de idade, quando passou a servir o Exército no quartel do 15o Batalhão de Infantaria Motorizado – Regimento Vidal de Negreiros.

Incorporou no Regimento de Infantaria (15o BI Mtz) no dia 13 de janeiro de 1978, sendo licenciado em janeiro de 1984. Foram seis anos de caserna, sendo licenciado como terceiro sargento da reserva não remunerada.

Em 1980 ingressou no curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, em João Pessoa, mediante concurso do vestibular, galgando aprovação para o primeiro período. Formou-se em Direito no ano de 1986, tendo como diretora da faculdade de Direito a brilhante professora Onélia Setúbal Rocha de Queiroga e como reitor da UFPB o professor José Jackson Carneiro de Carvalho.

Em 1987 ingressou no curso de Licenciatura Plena em Educação Física também no Campus I, da UFPB, vindo a se formar no ano de 1990 tendo como coordenadora do curso a brilhante professora Iguatemy Lucena e como reitor da UFPB o professor Antonio de Souza Sobrinho.

Em 1992 foi morar na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, onde viveu quatro maravilhosos anos, sendo três ao lado de sua querida e amada esposa Kelly Cristhiny. No ano de 1994 prestou concurso para professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), sendo aprovado em primeiro lugar.

Em 1996 foi transferido da Universidade Federal de Roraima para a Universidade Federal da Paraíba, onde se encontra na atualidade lecionando as disciplinas de futebol de campo e salão.

A titulação mais alta até o momento é o mestrado concluído em 2002, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) – “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Biociências (IB), Campus de Rio Claro, tendo como orientador da dissertação de mestrado o renomado professor doutor Benedito Sérgio DENADAI.

Está se programando para iniciar o doutorado no ano de 2013, com possibilidades de cursar o doutoramento num país da Europa ou num Estado do Sul/Sudeste do Brasil.

Dentre grandiosos amigos pode citar: seu sogro Luiz Gonzaga Targino de Moura (Campina Grande/PB, Juiz de Direito aposentado, professor universitário na UFPB/Campus de Bananeiras), proprietário do Haras Saburá (Luiz_gtm@hotmail.com), na cidade de Cacimba de Dentro, Curimataú Paraibano, sendo criador de rebanho de caprinos e plantel de cavalos da raça crioula e atualmente é presidente da APACO, com sede em Campina Grande; Franco Ferreira (João Pessoa/PB), camisa 10 da crônica esportiva paraibana, gerenciador do site www.soesporte.com.br, amigo e profissional extremamente competente como cronista esportivo no futebol paraibano, a quem conheci no final da década de 1980, quando fui trabalhar nas categorias de base do Auto Esporte por indicação do professor Narcilvo Cardoso, Franco Ferreira também foi meu aluno na UFPB quando pagou a disciplina Educação Física/futebol com a nota máxima (dez), costumo brincar com o Franco Ferreira e dizer que ele é o “Milton Neves da Paraíba” sendo que a diferença dos dois está na questão salarial pois Milton Neves tem um salário de milionário diferentemente do Franco Ferreira, porém ambos fazem um trabalho maravilhoso na divulgação do futebol brasileiro; Narcilvo Cardoso da Silva (João Pessoa/PB, educador/técnico de futebol/professor de Tênis de campo), amigo que conheci na adolescência, foi meu técnico de atletismo em provas de meio fundo (1975/1977), na  especialidade de 800 metros rasos, Narcilvo também foi meu professor de futebol na UFPB quando cursava Educação Física, paguei a disciplina de futebol com o professor Narcilvo sendo que no semestre seguinte fui ouvinte na disciplina de futebol ministrada por Narcilvo e também fui seu estagiário por dois anos – domingo a domingo, saindo do estágio quando tive que ir morar em Roraima, hoje na UFPB sigo os ensinamentos do professor Narcilvo Cardoso lecionando as disciplinas relacionadas ao futebol; Luiz Augusto (BOB – paraibano radicado nos Estados Unidos/técnico de futebol), grande amigo que conheci quando estudava direito na UFPB e fui atleta seu nos Jogos Universitários da Paraíba, nas disputas do futebol, o BOB é um excelente interprete do idioma Inglês, contribuiu com o DEF/UFPB quando aqui esteve o Frank Katch trazido pela professora Socorro Cirilo para ministrar um curso abordando conteúdos da área nutricional/atividades físicas em 1998; Josemar Guedes (João Pessoa/PB – educador/preparador físico/técnico de futebol-futsal/cinegrafista da TV Tambáu), amigo que conheci dos tempos da faculdade de Educação Física quando Narcilvo desenvolvia um trabalho de extensão com futebol, no campo oficial da UFPB, abrindo espaços para os jovens da comunidade do bairro Castelo Branco, Josemar participava como atleta e eu era fã do seu jogo, tinha muita técnica e uma boa genética, dava gosto ver o Josemar jogar, posteriormente como funcionário e cinegrafista da TV Tambaú sempre deu apoio aos grandes eventos do Departamento de Educação Física da UFPB, em especial o Congresso Internacional na área de Treinamento Desportivo realizado em 2002 na UFPB; Roberto Dimas Campos (Paraíba – educador/técnico de futebol), grande amigo que conheci também no trabalho de extensão desenvolvido pelo professor Narcilvo na UFPB, sempre fui fã do Dimas Campos por sua integridade como cidadão, pelo exemplar jogador de futebol, zagueiro clássico do Botafogo paraibano, que nas competições nacionais sempre estava bem colocado nas disputas da bola de prata, o Dimas no ano de 1990 me deu um apoio grandioso ao liberar o campo de futebol da então Escola técnica, hoje IFPB, no bairro de Jaguaribe, para treinos noturnos da seleção Universitária de futebol, cujo presidente da FPDA na ocasião era meu amigo Watteau Rodrigues, quando fui treinador em 1990 no Brasileiro disputado em Vitória, no Espírito Santo; Emanuel Alves de Moura (Roraima – educador/professor de Educação física), amigo que me ajudou muito quando cheguei em Boa Vista/RR em 1992, onde fui trabalhar na então Escola Técnica de Roraima, hoje IFRR, Emanuel era vice-diretor da Escola Técnica e atuava como professor de educação física e técnico de atletismo da Escola, em 1992 quebramos a hegemonia nos Jogos Escolares da Escola Gonçalves Dias que era tetracampeã, fomos campeões no geral vencendo as modalidades de atletismo, xadrez, futsal e voleibol, foi uma façanha inédita haja vista que a escola adversária tinha um contingente de cerca de mil alunos enquanto que a Escola Técnica tinha cerca de quatrocentos alunos; Antonio Cleosmar de Oliveira Vasconcelos (Amazonas, Educador/técnico de Atletismo), amigo que conheci em  Roraima e que me deu muita força, como um irmão em Cristo, nos anos que morei em Boa Vista, inclusive indicou meu nome para trabalhar na Escola Agrotécnica de Roraima, que era dirigida pelo paraense Leonardo Munehiro Shimpo; Carmono Cunha da Silva (Roraima, educador/técnico de atletismo/ presidente da Federação Roraimense de Atletismo-FERA, fone 95 – 32241564), rr@cbat.org.br / silvaccs@yahoo.com.br, amigo com qual aprendi muito com seus ensinamentos como dirigente e como pessoa íntegra que é; outra grata surpresa na minha vida foi chegar para o mestrado na cidade de Rio Claro/SP e ter a felicidade de ser orientado pelo professor doutor Benedito Sérgio Denadai, hoje um grande amigo, que me deu todo suporte na pesquisa de mestrado que tinha como amostra jogadores do Velo Clube (Série B1, do futebol paulista na ocasião no ano de 2001) e que teve como título “Avaliação da potência e da capacidade aeróbia de jogadores de futebol utilizando o 20 MST”; não poderia deixar de citar o professor Ivanildo Amorim (Campina Grande/PB – www.ivanildofutsalamorim.blogspot.com, www.cicdamas.com.br, educador/técnico de futsal), foi o primeiro técnico de futsal do meu filho Daniel, quando este tinha seis anos de idade e estudava nas Damas como ainda hoje estuda, Ivanildo é um profissional extremamente competente e um grande amigo por quem tenho muita consideração; Ronaldo Belarmino (João Pessoa/PB, cronista esportivo, www.rolandoabolaparaíba.blogspot.com), amigo que tive o grande prazer de conhecê-lo quando servimos ao Exército no Regimento de Infantaria (15º BI Mtz), no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, sendo que no ano de 1996 quando fiz o curso de árbitro de futebol pela CEAF/PB, o Belarmino era o coordenador do curso e foi um de meus instrutores; em 1996, também conhecia José Everaldo (João Pessoa/PB, Casa das Antenas/fone (83) 3221-8663), que era presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol – CEAF/PB e diretor geral do curso de árbitro de futebol promovido pela Federação Paraibana de Futebol em 1996, tenho uma grande admiração pela pessoa desse amigo que é o José Everaldo; outro grande amigo é o meu ex-aluno do curso de Educação Física da UFPB, Pedro Paulo (PEPÊ – João Pessoa/PB, cronista esportivo, apresentador de programa esportivo na TV Master), o Pepê foi um excelente aluno e sempre estava trocando idéias sobre o futebol paraibano, brasileiro e mundial, também colaborou na divulgação dos Congressos Internacionais promovidos pelo DEF/UFPB, é um  jovem inteligente com um futuro brilhante na imprensa esportiva da Paraíba;  Eduardo Pimentel (João Pessoa/PB, Psicólogo/educador/técnico de futebol, colunista do site www.soesporte.com.br), amigo que conheci nos campos de futebol da UFPB, pessoa que admiro muito por sua integridade e pelos conhecimentos que possui no futebol, foi colega de Joel Santana num curso de futebol no Rio de Janeiro; um outro grande amigo é o Senador Ronaldo Cunha Lima (Campina Grande/PB), primo legítimo do meu sogro Luiz Gonzaga Targino, na época da minha transferência da UFRR para a UFPB, em 1996, a coisa estava complicada pois a Universidade Federal de Roraima não queria me liberar, minha esposa Kelly estava grávida do Daniel e eu começava a me desesperar e foi aí que meu sogro falou com o senador Ronaldo Cunha Lima e em poucos dias o Diário Oficial da União publicava minha transferência; tenho um apreço grandioso pelo amigo professor Idebaldo Grisi, (João Pessoa/PB – professor universitário/DEF/UFPB, técnico de voleibol), que durante o processo de minha transferência foi o relator no Departamento de Educação Física da UFPB defendendo a minha vinda, sou eternamente grato ao professor Idebaldo por esse gesto e sou fã do seu trabalho que desenvolve a anos no voleibol da Paraíba; um outro amigo é o professor Valter Azevedo (João Pessoa/PB, professor universitário, chefe do DEF/UFPB), que sempre têm me apoiado nas atividades de ensino/pesquisa e extensão na UFPB; outros amigos professores no DEF/UFPB: Leandro Baptista, Pierre Normando, Iraquitan Caminha, Socorro Cirillo, Amilton/Socorro Brasileiro, Alexandre Sérgio, Jorge Hermida (uruguaio), Elaine Cappellazo (paranaense), Sandra Barbosa, Ytalo Mota, Félix Onofre Guerra, Idebaldo/Roseni Grisi; na ADUFPB, professores: Galdino Toscano de Brito Filho, Givaldo Leal, José Antônio, Glória Gloriosa, Afrânio Gabriel, Carlos Cartaxo, Eduardo Galliza Marinho, Jaldes Reis, Doutor Nicolau (medicina desportiva), Heleodório Honorato, Marta Maria Diniz Cordeiro, Adolfo Carniato e Ricardo Lucena (atual presidente da ADUFPB).

Outros amigos: Vandinho (João Pessoa/PB, Corredores da Esperança), Alexandre Wanderley (João Pessoa/PB, Corredores da Esperança/Oficina Lider Peças & Serviços, fone 83 –  88986467/32449307), Normando José da Costa (João Pessoa/PB, Corredores da Esperança/presidente da ASCORPA/técnico de futebol – www.ascorpa-corredor.blogspot.com / fone 83 – 88306501), Marcos Lima (João Pessoa/PB, Corredores da Esperança/Cronista Esportivo/Kashimapb.blogspot.com), Josenildo Santos da Silva (João Pessoa/PB, Corredores da Esperança), Romero de Melo (João Pessoa/PB, Corredores da Esperança), Ivan Fernandes – Pitombão (João Pessoa/PB, Instrutor de Futsal), Carminha (João Pessoa/PB, personal trainer – mcarmofsouza@hotmail.com / fone 83 – 88016737), Glória Obermack (João Pessoa/PB, curso de inglês instrumental – gloriamousinho@bol.com.br / fone 83 – 88313020), Alexandre de Souza Oliveira (João Pessoa/PB – www.mastertransfer.com.br), Joca Barbeiro (Cabedelo/PB, Salão JC / fone 83 – 32281050), Geraldo Menezes (João Pessoa/PB, Banca Menezes / fone 83 – 88375304/91565296), Paulo Gondim (Patos/PB, contabilista/comentarista esportivo), Rivaldo Amilton (João Pessoa/PB, Engenheiro Civil/Sarrafo), Edson Targino (João Pessoa/PB, Churrascaria Brasa Sul / fone 83 – 32550465/88048484), Odon Bezerra (Paraíba, presidente da OAB/PB), Édipo Freire (Cabedelo/PB, www.casadejacare.com.br), Milena (Caicó/RN, professora de Educação Física, fone 84 – 87087093), Rodrigues (Caicó/RN, taxista, fone  84 – 96120698) e Tarcísio Melo (Caicó/RN, www.hotelportobellocaico.com.br / fone 84 – 88271414).

CLUBES DE FUTEBOL QUE TRABALHOU

Auto Esporte Clube – João Pessoa (1989/1992), nas categorias de base como técnico/preparador físico, no profissional como preparador físico, na gestão do presidente Edvalson Travassos; Treze Futebol Clube – Campina Grande, na pré-temporada de 1997, como preparador físico, com o técnico Roberto Rivelino (in memorian), com o Treze estreando no Campeonato Paraibano contra o Confiança de Sapé, no estádio Amigão, com vitória do galo por 3 x 0, na gestão do presidente Fernando Luiz; no Esporte Clube Flamengo Paraibano (janeiro/junho de 2011), como preparador físico nas categorias de base (Sub 20) e no profissional.

Livro de cabeceira: A Bíblia Sagrada.

Uma música: Deus te quer sorrindo.

Uma cantora: Paula Fernandes.

Um cantor: Roberto Carlos.

Um livro: Tributo a um Desportista, de autoria de José Taurino da Silva, Editora Universitária, João Pessoa, 2005, que resgata a história do cronista esportivo Hermes Taurino, que passou para o plano espiritual no dia 16 de maio de 1999, numa cabine de rádio, no estádio Almeidão.  Hermes que teve uma formação religiosa na Igreja Nossa Senhora do Rosário e sua base escolar no Grupo Santo Antônio em Jaguaribe, foi jogador de futebol profissional, árbitro de futebol, atleta e técnico de futebol de salão, comentarista esportivo e radialista comandando e coordenando o programa de esportes “Seleção de Ouro” da Rádio Sanhauá.

É um excelente livro, bem redigido, que vale a pena ser lido e refletido, pois traz ensinamentos de um homem íntegro, pai de familiar exemplar, recheado de amigos e que contribuiu muito para enriquecer a gloriosa história do futebol paraibano. O Hermes Taurino foi uma pessoa que conheci em vida, sendo entrevistado por ele em programas esportivos da radiofonia de João Pessoa e que era um comentarista de palavra fácil e que assegurava tranqüilidade aos entrevistados. O Hermes é hoje bem representado pelo Sérgio Taurino que está seguindo os ensinamentos do seu pai, cronista esportivo da nova geração do rádio e TV paraibana de quem sou fã e admirador.

Um vídeo: Pelé Eterno, retratando o maior astro do futebol mundial de todos os tempos, com três Copas do Mundo, dez Campeonatos Paulistas e três mundiais de clubes conquistados; Pelé quando jogava pelo Santos ganhou de todos os times do Rio de Janeiro, em pleno estádio Maracanã, sendo aplaudido de pé pelos torcedores cariocas.

Meu lema: “Um por todos e todos por um”.

VISITA AO MEU SUBLIME TORRÃO CAICÓ, NO RIO GRANDE DO NORTE

Após mais de 20 anos sem visitar a cidade de Caicó, no Estado do Rio Grande do Norte, onde nasci, meu sublime torrão, estive lá nesses dias: da sexta-feira ao domingo, de 10 à 12 de fevereiro de 2012. Fui com minha esposa Kelly Cristhiny e pude matar um pouco das saudades dos familiares (família Caiana) e da cidade. Ficamos hospedados no Hotel Porto Bello, com excelente estrutura para hospedar equipes de futebol (lá já estiveram o Santa Cruz/PE e o América/RN, de propriedade de Tarcisio Melo, que foi muito acolhedor); tivemos também o apoio do taxista Rodrigues que foi muito solicito durante nossa estadia em Caicó. Fizemos refeições na churrascaria Galileu, no restaurante Ponto Certo e restaurante Água na Boca. Visitamos a Ilha de Santana, o belíssimo Ginásio de Esportes, a cinemática sede do Atletico Clube Corinthians, o também belíssimo e estruturado estádio Marizão e a praça da alimentação no centro de Caicó. Passamos em Dona Gertrudes para comprar carne de sol, chouriço, queijo de manteiga, sequilho e outros alimentos tradicionais em Caicó. Foi uma viagem maravilhosa!

LAMAR E MESSINHO NO CORINTHIANS DE CAICÓ/RN

O lamar, com passagem pelo Flamengo Paraibano em 2011, é um meia atacante, que hoje tenho como um grande amigo e que sempre fui fã do seu futebol, está defendendo o Corinthians de Caicó, é ídolo na cidade, ajudou o Corinthians a chegar as semifinais do primeiro turno do Campeonato Norteriograndense de futebol ao bater a equipe do Assú por 2 X 0, no domingo passado, 12/02/2012, jogando em Caicó. Agora vai enfrentar o ABC no estádio Frasqueirão nesta quarta-feira, 15/02/2012, se passar decide o primeiro turno com o vencedor do confronto entre América/RN X Santa Cruz/RN.

Estive visitando o Lamar, no domingo pela manhã, 12 de fevereiro, na Pousada Acantoar, em Caicó, ocasião em que ele me apresentou o zagueiro/ala Messinho, da cidade de Patos, que também defende a equipe corintiana. O Lamar me recebeu muito bem e me convidou para “ ir ao vestiário do Corinthians no confronto contra o Assú”, pelo que agradeci e disse-lhe que ficaria para uma outra oportunidade haja vista que estaria viajando para Campina Grande ao meio dia, pela viação Jardinense, iria ao estádio Amigão para assistir Treze X Auto Esporte e comentar o jogo para o site www.soesporte.com.br; Lamar também lamentava “o fechamento do site www.futebolsertanejo.com”, que cobria o futebol das cidades do sertão paraibano, principalmente de Patos.

SELEÇÃO BRASILEIRA: MANO MENEZES NO CAMINHO CERTO

O técnico Mano Menezes fez uma convocação coerente da Seleção Brasileira, para o amistoso do dia 28 de fevereiro, contra a seleção da Bósnia, convocando o que há de melhor no momento atual, esse é o caminho para tirar o atraso da falta de entrosamento da Seleção que está se preparando para lutar pelo hexa jogando em casa. Não é hora mais de se testar jogadores e sim manter na Seleção aqueles jogadores que forem mostrando eficiência. Entre os jogadores posso citar, na minha visão: o Neymar, Dedé, Daniel Alves, Adriano, Marcelo, Júlio César, David Luiz, Thiago Silva, o paraibano Hulk, Ronaldinho Gaúcho, Luisão, Hernanes, Ganso e Lucas do São Paulo.

MECANISMO DE FUNCIONAMENTO DESTA COLUNA NO SITE WWW.SOESPORTE.COM.BR

A coluna vai ter o comentário de jogo das rodadas de final de semana do Campeonato Paraibano de Futebol Profissional, edição 2012, podendo haver comentário de jogos de rodadas do meio de semana. Vai ter informações semanalmente sobre    Quem é Eugenio Pacelli por Eugenio Pacelli (autobiografia). Uma frase, bem como recomendações da semana e informações diversas sobre atividades esportivas/qualidade de vida.

Um email para que os internautas possam interagir com o colunista: eugeniopacelli_futebolcampeonatoparaibano2012@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.