Automobilismo

Universitários da Paraíba vencem a Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste

Universitários da Paraíba vencem a Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste
Competição de engenharia reuniu seis de nove Estados do Nordeste, entre os dias 9 e 11 de novembro, em Camaçari, na Bahia

A equipe UFPBaja, formada por estudantes da Universidade Federal da Paraíba, venceu com 822.52 pontos a VII Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, encerrada neste domingo, dia 11, em Camaçari, na Bahia. A segunda colocada foi a equipe Parahybaja, da também paraibana Universidade Federal de Campina Grande, com 711.66 pontos, seguida pela equipe Carpoeira, da Universidade Federal da Bahia, com 597.85 pontos.

Para participar cada equipe projetou e construiu carros off-road – denominados Baja SAE – para serem testados em provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes, todos engenheiros da indústria automobilística. A competição teve início na sexta-feira, dia 9, com nove equipes presentes, entre 14 inscritas. As nove equipes representaram nove instituições de ensino superior de seis Estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Na sexta-feira, dia 9, a competição começou com apresentação oral dos projetos. No sábado, aconteceram as avaliações de segurança, conforto, regulagem de motor, tração, desempenho de dirigibilidade e final de projetos. No domingo, os carros foram submetidos às provas de aceleração, velocidade e ao enduro de resistência, com três horas de duração e aberto ao público.

Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

A VII Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste é uma oportunidade também para os estudantes experimentarem os veículos e prepará-los para disputar a Competição Baja SAE BRASIL, realizada anualmente com cerca de 70 equipes de todas as regiões do País, sempre no primeiro trimestre do ano, em Piracicaba, São Paulo.

Além da Etapa Nordeste, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: Etapa Sudeste, organizada este ano em setembro, em Sarzedo, Minas Gerais; e a Etapa Sul, marcada entre os dias 23 e 25 de novembro, na Dana, Distrito Industrial de Gravataí, Rio Grande do Sul.
“O Baja SAE traz importante vantagem para o desenvolvimento dos futuros engenheiros, colocando-os em situações práticas que só enfrentariam como profissionais, no mercado de trabalho”, resume Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.