Universitários de Pernambuco vencem a Baja SAE BRASIL - SóEsporte
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Universitários de Pernambuco vencem a Baja SAE BRASIL

A equipe Paraybaja, da Universidade Federal de Campina Grande ficou na terceira colocação da 20ª Competição Baja SAE BRASIL, domingo,  no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba-SP.  As  equipes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 – foram campeãs e vice, respectivamente de Pernambuco.

O resultado era aguardado há 15 anos pelas equipes pernambucanas, que festejaram o pódio duplo e atribuíramo desempenho à quantidade de informações acumulada sobre o projeto Baja SAE no período. “Além disso, investimos mais nos cálculos e na suspensão e testamos muito o carro em campo”, conta o piloto Ailson Matoso Santos, piloto e capitão da equipe Mangue Baja 1, aluno do oitavo período de Engenharia Mecânica da UFPE.

Com o resultado, as três instituições –UFPE, Poli USP e FEI – poderão representar o Brasil na Baja SAE Kansas, que será realizada de 22 a 25 de maio, em Pittsburg, nos Estados Unidos. O Brasil venceu a competição da SAE INTERNATIONAL quatro vezes.

A competição de engenharia, que começou quinta-feira (13), reuniu 67 equipes, de um total de 72 inscritas e que representaram mais de 60 instituições de ensino superior de 18 Estados e o Distrito Federal. Os carros, chamados Baja SAE, foram projetados e construídos pelos próprios estudantes.

A robustez foi o grande destaque da competição, que comemorou o 20º aniversário e desafiou os pilotos e carros, com a Prova de 20 Anos, dentro do Enduro de Resistência. Os carros tinham de atravessar duas piscinas de lama, especialmente preparadas pelos juízes, e assim, colocarem à prova o sistema de admissão de ar do motor e a capacidade de tração em condições severas. Sessenta e um carros participaram do Enduro, num circuito de 2.100 kms.

A competição apontou, ainda, as melhores equipes por provas:

Apresentação de projeto
1º – equipe Baja UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais
2º – equipe FEI Baja 1
3º – equipe FEI Baja 2

Conforto
1º – equipe FEI Baja 2
2º – equipe UDESC Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina
3º – equipe Fatecnólogos – da Fatec São Paulo

Aceleração
1º – equipe FEI Baja 1
2º – equipe Poli Audax
3º – equipe Baja UFMG.

Velocidade Máxima
1º – equipe Poli Audax
2º – equipe Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
3º – equipe equipe Baja UFMG

Tração
1º – equipe Fatecnológos
2º – equipe Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
3º – equipe Baja Unimep, da Universidade Metodista de Piracicaba.

Suspension & Traction
1º – equipe Mangue Baja 2
2º – equipe UDESC Velociraptor
3º – equipe Poli Audax

Enduro de Resistência
1º – equipe Mangue Baja 1
2º – equipe Mangue Baja 2
3º – equipe FEI Baja 2

Prova 20 Anos
1º – equipe UDESC Velociraptor
2º – equipe Baja Universidade Estadual do Oeste do Paraná
3º – equipe Paraybaja, da Universidade Federal de Campina Grande.

Relatório de Projeto
1º – equipe Poli Phantom, da Poli USP.
2º – equipe Mangue Baja 1
3º – equipe Baja UFMG

Melhor Equipe Novata – Pantanal Baja, do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande

Equipe Fair Play (colaboradora com outras equipes)
equipe Komiketo Baja UFSJ, da Universidade Federal de SãoJoão Del Rei.

Melhor Espírito de Equipe – Tec-Ilha, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Ilha Solteira.

Equipe 5S – SAMA Baja Team, do Instituto Federal de Educ.Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Melhor Equipe Região Norte – Amazon Baja, da Universidade Federal do Pará.

Melhor Equipe Região Nordeste – Mangue Baja 1, da UFPE

Melhor Equipe Região Centro-Oeste – Piratas do Cerrado, daUniversidade de Brasília (UnB)

Melhor Equipe Sudeste – Poli Audax, da Poli USP.

Melhor Equipe Região Sul – UDESC Velociraptor.

Os carros – Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa – O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL, e está entre os de maior sucesso. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

“Colocar em prática as teorias aprendidas na sala de aula e o desenvolvimento de capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos, são alguns dos pontos enfatizados nas competições estudantis da SAE BRASIL que consideramos essenciais a uma boa formação de engenharia”, ressalta o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

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