Colunistas

VOCÊ SE LEMBRA DO ABNEGADO MILTON MACHADO?

Ele nasceu na belíssima e então pacata cidade de João Pessoa, precisamente no dia 18 de agosto do ano de 1929, foi batizado por seus pais com o nome de “MILTON FERREIRA MACHADO”, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o abnegado “SEU MILTON MACHADO”.

O nosso homenageado não jogou futebol quando jovem, mas a sua dedicação como dirigente de futebol amador e espírito de liderança deixou enorme contribuição na nossa capital do estado, principalmente no Bairro de Mandacaru e adjacências. Em 1947, na residência de nº 79, da Rua São Pedro, do populoso e proletário bairro de Mandacaru, Milton Machado fundou, custeou e comandou por décadas a equipe do Vera Cruz Esporte Clube, que vestiam uniformes de cores vermelha e branca e que por muitos anos materializou o sonho de ser jogador de futebol de centenas de adolescentes de João Pessoa. Posteriormente, os estatutos e atas da agremiação alvirrubra foram devidamente registrados e publicados nos órgãos competentes para em seguida ocorrer a filiação na entidade maior do nosso esporte, a Federação Paraibana de Futebol.

Entre vários adolescentes que vestiram as cores do Vera Cruz Esporte Clube e posteriormente conseguiram jogar profissionalmente, podemos nominar o centroavante Miltinho, que no início da década de 70 jogou no Auto Esporte Clube com muita inteligência e faro de artilheiro e que hoje reside no estado do Rio Grande do Norte, onde encerrou a brilhante carreira.

O Vera Cruz Esporte Clube participava de torneios, disputava o campeonato paraibano nas categorias juvenil e amador e também realizava várias partidas amistosas em cidades do interior, aqui podemos citar os confrontos contra o Santos Futebol Clube, de Pilar; o Confiança Esporte Clube, de Sapé e o Vila Nova de Itabaiana. Essas tradicionais equipes interioranas também vinham a João Pessoa enfrentar o Vera Cruz Esporte Clube, ocasião em que eram recebidos por Milton Machado com fartos almoços e calorosa recepção.

Não satisfeito com os seus já inúmeros e exitosos feitos no esporte, Milton Ferreira conseguiu uma doação de um enorme terreno na localidade denominada de “Alto do Céu”, e construiu o campo de futebol do Vera Cruz Esporte Clube, que até a presente data é utilizado por vários clubes amadores da região. O campo foi construído em uma área extensa e privilegiada daquele bairro, com bilheterias e vestiários que na época determinados clubes profissionais não possuíam. Hoje o estádio é denominado de Juracizão.

Aliás, o saudoso e também abnegado Heder Henriques, presidente do Botafogo Futebol Clube por vários anos, possuía estreita amizade com Milton Machado que resultou em uma enorme parceria e reforma naquela praça de esportes ao ponto da mesma ser denominada por muitos anos de Estádio Heder Henriques. Inclusive, quando o Belo, momentaneamente ficou sem campo, utilizou por vários meses aquele espaço.

Outro clube profissional que utilizou bastante aquela praça de esportes, foi o Auto Esporte Clube, na época do também saudoso presidente Haroldo Navarro, que semanalmente fazia os seus treinos com bola naquele irregular, porém imprescindível e disputado gramado.

Quando foi no ano de 1982, com as mudanças estruturais no futebol brasileiro e a falta de apoio dos órgãos competentes aos clubes amadores, o Vera Cruz Esporte Clube encerrou as suas atividades esportivas deixando enorme saudade em nossa cidade. Em 1989, Seu Milton Machado faleceu. Os filhos e amigos ainda tentaram prosseguir a sua obra, porém não lograram êxito.

Seu Milton Machado era funcionário público municipal, excelente pai de família e um desportista por abnegação, deixando um legado e uma lacuna no futebol amador de nosso Estado. Ele fez parte de uma geração que vivia para o futebol, diferentemente dos atuais que vivem do futebol.

Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o Sr. MILTON FERREIRA MACHADO, o popular “Seu Milton Machado”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Por Serpa Di Lorenzo

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.