Vôlei masculino fica fora das semifinais em todas as categorias pela 1ª vez desde 1996
O vôlei masculino do Brasil está fora das semifinais das Olimpíadas de Paris tanto na quadra, com derrota para os Estados Unidos nas quartas de final, quanto na praia, com Evandro/Arthur e George/André também eliminados. É a primeira vez desde Atlanta-1996 que isso acontece.
Em Tóquio, nenhuma das duas modalidades conquistou medalhas, mas a equipe da quadra avançou até a semifinal. Perdeu a Rússia por 3 a 1 e, na disputa do bronze, acabou derrotada para a Argentina por 3 a 2.
A edição de 28 anos atrás era a primeira participação do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. Vindo da medalha de ouro inédita em Barcelona, a equipe da quadra foi eliminada nas quartas de final para a Iugoslávia por 3 a 2. Terminou na quinta colocação depois de vencer Argentina e Cuba nas disputas por posição.
Os iugoslavos ficaram com a medalha de bronze naquela edição. A Holanda foi a grande campeã em cima da Itália, que ficou com a prata.
O vôlei de praia estreou justamente na edição de Atlanta e com dois times brasileiros: Roberto Lopes/Franco Neto, que eram cabeça de chave número 1, e Zé Marco/Emanuel, cabeças de chave número 5.
Ambos foram eliminados na terceira rodada por Bosma/Jimenez, da Espanha, e Dodd/Whitmarsh, dos Estados Unidos, respectivamente. A medalha de ouro ficou com os americanos Karch Kiraly e Kent Steffes.