Notícia esportiva em primeiro lugar!

Banner Turismo em Foco web

João Paulo Borin vai ministrar palestra em Congresso Internacional na Argentina

João Paulo Borin vai ministrar palestra em Congresso Internacional na Argentina

Coordenador de Seleções da CBDV vai ministrar duas conferências em Congresso Internacional de Esporte Paralímpico e Adaptavo na cidade de Córdoba. Entre os assuntos está o trabalho realizado no ciclo passado com a seleção brasileira de Futebol de 5
O coordenador de seleções da CBDV, João Paulo Borin, foi convidado para participar do I Congresso Internacional de Esporte Paralímpico e Adaptado, em Córdoba, na Argentina. O evento será realizado de 23 a 25 de agosto e o profissional será responsável por ministrar duas conferências sobre o trabalho desenvolvido no Futebol de 5 brasileiro no último ciclo paralímpico.
– O encontro, organizado pelo Ministério do Esporte, Educação Física e Recreação da Argentina, possui o objetivo de trocar experiências entre profissionais do mais alto nível mundial, com o lema “Esporte: um espaço de convivência” tem a missão primordial de proporcionar um intercâmbio acadêmico e convivência envolvendo todos os níveis das Paralimpíadas e Esporte Adaptado – explicou Borin.
O convite veio durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016 feito pelo Professor Gonzalo Zufiaurre devido ao excelente trabalho realizado com a Seleção Brasileira de Futebol de 5, quando atuava como fisiologista da equipe. O coordenador vai passar a sua experiência em duas conferências.
– A primeira voltada para discutir sobre a seleção, promoção e detecção de talento no esporte. Este é um tema atual e que ao longo do tempo diferentes informações vêm sendo discutidas na relação entre teoria e prática. Na segunda, com o tema Avaliação, Monitoramento e Controle do Treinamento, abordarei informações científicas de como a Seleção Brasileira de Futebol de 5, no último ciclo paralímpico, trabalhou de forma multi e transdisciplinar para alcançar o sucesso em todas as competições que participou – detalhou o coordenador.
João Paulo Borin se juntou à comissão técnica da Seleção Brasileira no ciclo passado, em 2013, e ao lado do preparador físico Luis Felipe de Campos, realizou um trabalho de desenvolvimento na qualidade física dos atletas, que contribuiu para o Brasil alcançar os objetivos, como a conquista do ouro nas Paralimpíadas do Rio 2016 e no Parapan-Americano de Toronto 2015, além do título Mundial de 2014 e da Copa América, em 2013.
– Esta é uma conquista coletiva, desde os gestores, passando pelos membros da comissão técnica e os atletas. O reconhecimento vindo de uma entidade reconhecida internacionalmente vem coroar o planejamento e a organização de um ciclo paralímpico vitorioso, em que procurei, junto com todos os profissionais envolvidos, aliar, sempre que possível, o conhecimento científico, que procuro produzir devido as minhas atividades na docência e como pesquisador, na Faculdade de Educação Física na UNICAMP, com a prática do dia a dia do treinamento desportivo – finalizou.

O prazer de dirigir bem equipado


Deixe um comentário