Notícia esportiva em primeiro lugar!

O histórico do Paraibano

O histórico do Paraibano

O ano de 2019 assinalou a disputa da edição número 109 do Campeonato Paraibano de Futebol, torneio estadual organizado pela Federação Paraibana de Futebol que colocou dez times em competição entre janeiro e abril. O Botafogo-PB se superiorizou ao Campinense na final de uma competição que teve 56 partidas e um total de 136 gols. Ao vencer novamente a competição, o Botafogo-PB cimentou seu estatuto de clube mais titulado do estado. Mas, afinal, quem são os maiores vencedores, os maiores “vices”, quais os clubes que já conquistaram a prova e quem são os detentores das melhores sequências? Veja a seguir.

Atlético, Botafogo, Campinense, CSP, Esporte de Patos, Perilima, Nacional de Patos, Serrano, Sousa e Treze. Após uma primeira fase dividida em dois grupos, cada um com cinco equipes, os dois melhores classificados avançaram para as semis. Então, Botafogo-PB e Nacional de Patos se defrontaram em uma semifinal com vitória do primeiro, ao passo que na segunda disputa foi o Campinense que venceu o Atlético Cajazeirense. Na decisão, o Botafogo-PB se superiorizou ao Campinense em ambos os encontros (2-1, 2-0). Em suma, o Botafogo-PB somou seu tricampeonato, como mostram os números de sua campanha na retrospectiva encontrada em https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/times/botafogo-pb/noticia/o-campeao-em-numeros-confira-como-foi-a-campanha-do-tricampeao-paraibano-botafogo-pb.ghtml.

Histórico

Trinta edições do campeonato estadual. Ninguém tem tantos troféus do Campeonato Paraibano quanto o Botafogo-PB, vencedor das edições de 2017, 2018 e 2019. O time de João Pessoa, que se sagrou campeão pela primeira vez em 1936, esteve em todas as finais desde 2014. A vitória do Botafogo-PB vale vaga na Série C 2019, na Copa do Nordeste de 2020 e na Copa do Brasil 2020, essa última uma das competições que atraem mais as atenções do público. O mesmo acontece com o Brasileirão Série A, campeonato que gera diversos prognósticos, como os que você encontra em https://apostas.betfair.com/prognosticos/prognosticos-brazilian-serie-a/, pelo fato de ser bastante acompanhado pelo público amante de futebol.

Essa final do Paraibano de 2019, cujos dados podem ser vistos em https://www.zerozero.pt/edition.php?id_edicao=130956, é a analogia perfeita para aquilo que é a realidade do número de títulos conquistados pelos clubes do estado: o Botafogo-PB venceu e o Campinense foi “vice”. A verdade é que esses papéis são os mesmos na lista de maiores vencedores da competição, com o Botafogo-PB na primeira posição e o Campinense na segunda, com 20 edições conquistadas. A nível de títulos, há dez de diferença entre Botafogo-PB e Campinense, e o mesmo se verifica no que toca à quantidade de “vices”: o Botafogo-PB perdeu em 20 das 50 ocasiões em que esteve na decisão e o Campinense perdeu em 10 das 30, somando exatamente a mesma diferença de 10.

No terceiro lugar de times mais titulados vem o Treze, detentor de 15 títulos. Diz-se que o 13 é um número muitas vezes associado ao azar e, nesse caso, o time poderá maldizer a sua sorte em finais, dado que é a equipe paraibana que mais vezes perdeu em decisões no campeonato estadual, nomeadamente 21. Cabo Branco (10), Auto Esporte-PB (6), Palmeiras (5), América (3), Sousa (2), Santa Cruz (2), Red Cross (2), Astréa (2), Brasil (2), Nacional (1), Atlético (1), Felipeia (1), Confiança (1), Estrela do Mar (1), Colégio Pio X (1), Parahyba Sport (1), CA Parahybano (1), Parahyba United (1) e Parahyba FC (1) também têm vitórias estaduais em seus registros, conforme apontam os números entre parênteses.

A melhor sequência da história do Paraibano pertence ao Campinense, time que entre 1960 e 1965 venceu seis edições da prova, sagrando-se hexacampeão. O Botafogo-PB, maior vencedor, conseguiu um tetracampeonato entre 1975 e 1978. Vejamos quem levará o título do campeonato no ano que vem.

Deixe um comentário