Neste sábado (11), os sócios do Vasco votaram e escolheram Pedrinho como novo presidente do clube. Bicampeão do Brasileirão e vencedor da CONMEBOL Libertadores com o Cruzmaltino, o ex-jogador agora vai exercer uma nova função em São Januário no triênio 2024-2026.
Pedrinho, da chapa “Sempre Vasco”, levou a melhor sobre o candidato Leven Siano, da “Somamos”. O eleito novo presidente recebeu 2.873 votos, contra 1.716 do adversário.
A votação, realizada de maneira híbrida, permitiu que os 6.210 sócios aptos votassem de maneira online ou presencial, na sede do Calabouço, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em dado momento da votação no Calabouço, houve tumulto e, por conta disso, as cabines foram fechadas por alguns minutos, mas logo em seguida liberadas.
O pleito teve início às 10h (de Brasília) e foi finalizado às 22h, quando então ocorreu a divulgação do resultado. Pedrinho se emocionou bastante após saber da vitória.
“Quero agradecer ao Leven. A disputa foi justa e leal. Ele é muito competente, merece todo o respeito. Tudo que eu falei durante a campanha continua. Uma das minhas intenções é fazer o Vasco diferente do que vimos nos últimos anos. O objetivo e o ideal é o Vasco vencedor e campeão. É isso que vamos buscar daqui para frente”, disse Pedrinho
Esta foi a primeira eleição da qual Pedrinho, que até meses atrás atuava como comentarista de TV, participou. Enquanto isso, Leven Siano já havia concorrido em 2020, quando foi derrotado por Jorge Salgado, que agora será substituído pelo ex-jogador.
Durante a campanha, Pedrinho contou com o apoio de outros ídolos revelados pelo clube, como Felipe e Edmundo. A chapa representada pelo ex-jogador teve Júlio Brant nas últimas três eleições.
Vale lembrar que, com a venda de 70% das ações da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) à 777 Partners, o novo presidente não terá mais o controle do futebol, comandando apenas o clube associativo, porém, ainda assim terá um papel importante em relação ao futuro do Cruzmaltino, como por exemplo a reforma do Estádio de São Januário.
Inclusive, em relação à casa cruzmaltina, Pedrinho ouviu a promessa de José Roberto Lamacchia, dono da Crefisa, principal patrocinadora do Palmeiras, de que compraria os naming rights do estádio caso o ex-jogador vencesse o pleito.
Em entrevista recente ao Resenha ESPN, antes do pleito, Pedrinho revelou os motivos que o fizeram tomar a decisão de concorrer à eleição.
“A questão de ser presidente é muito particular. Não é maluquice, não é de uma hora para a outra. Eu já faço parte da política do Vasco há três eleições. E o melhor momento para eu tomar essa decisão foi esse. Eu estava em um dos maiores veículos de comunicação, fui eleito melhor comentarista. Me sinto muito honrado, mas não me sinto melhor do que nenhum deles. Só que eu tinha comigo um desejo muito grande de Vasco da Gama”, disse.
Próximos jogos do Vasco:
- América-MG (C): 12/11, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
- Cruzeiro (F): 22/11, 19h (de Brasília) – Brasileirão
- Corinthians (C): 28/11, 21h30 (de Brasília) – Brasileirão
com informações da ESPN