O árbitro Raphael Claus é um dos principais árbitros do futebol brasileiro nos últimos anos. Ele apita o primeiro jogo da final do Campeonato Paraibano da Primeira Divisão de 2025, rntre Sousa e Botafogo-PB, domingo (23).
Data: 23/03/2025 (DOMINGO) –
Horário: 17:00 horas –
Estádio: MARIZÃO – SP
SOUSA X BOTAFOGO
Árbitro: RAPHAEL CLAUSS – SÃO PAULO – FIFA
Árbitro Assistente nº 1: DANILO RICARDO SIMON MANIS – SÃO PAULO – FIFA
Árbitro Assistente nº 2: FABRINI BEVILAQUIA COSTA – SÃO PAULO – FIFA
Quarto Árbitro: EDINA ALVES BATISTA – SÃO PAULO – FIFA
VAR: DANIEL NOBRE BINS – RIO GRANDE DO SUL -FIFA
AVAR: HERMAN BRUMEL VANI – SÃO PAULO – CBF
ANALISTA DE CAMPO: ARTHUR ALVES JUNIOR – PARAÍBA – CBF
As polêmicas do árbitro Raphael Claus
Relembre lances do árbitro que geraram discussões e debate entre clubes e torcedores
Raphael Claus é um dos principais árbitros do futebol brasileiro nos últimos anos. Presente em inúmeros jogos de grande importância, o juiz nem sempre consegue acertar em tudo. E acumula algumas polêmicas em suas decisões.
Corinthians x Palmeiras – Paulistão de 2020
Raphael Claus foi escalado para a partida de ida da decisão do Paulistão 2020 e deu o que falar, por conta da atuação do árbitro em duelos do Timão na época. O juiz aplicou apenas um amarelo no lateral Fagner após entrada dura no jogo contra o Red Bull Bragantino, e como comandante do VAR do duelo contra o Mirassol, recomendou a análise de um lance polêmico que rendeu uma expulsão.
Corinthians x Palmeiras – Paulistão de 2020
Raphael Claus foi escalado para a partida de ida da decisão do Paulistão 2020 e deu o que falar, por conta da atuação do árbitro em duelos do Timão na época. O juiz aplicou apenas um amarelo no lateral Fagner após entrada dura no jogo contra o Red Bull Bragantino, e como comandante do VAR do duelo contra o Mirassol, recomendou a análise de um lance polêmico que rendeu uma expulsão.
Flamengo x Fluminense – Brasileirão de 2022
A atuação do árbitro paulista foi assunto internacional por conta da quantidade de expulsões. O FlaFlu rendeu cinco cartões vermelhos, três do lado do Fluminense e dois do Flamengo, e foi comentado antes da participação do brasileiro no duelo entre Inglaterra e Irã.
Inglaterra x Irã – Copa do Mundo de 2022
Após as contestações antes mesmo da partida, Claus foi comentado mesmo após a goleada por 6 a 2 dos europeus. Um lance de suposto pênalti em Harry Maguire e os 10 minutos de acréscimo considerados desnecessários foram os argumentos contra o brasileiro.
Palmeiras x Corinthians – Paulistão 2023
O empate por 2 a 2 entre os rivais paulistas foi apitado por Claus, e teve reclamações do lado alviverde. Um suposto toque de mão de Fábio Santos dentro da área não foi marcado, e foi considerado um erro do lado do juiz. Até mesmo o ex-jogador e comentarista Neto cobrou o erro na jogada, que teria prejudicado o Palmeiras.
Palmeiras x Água Santa – Paulistão 2023
Durante o primeiro tempo do segundo jogo da final do Paulistão, o palmeirense Dudu deu uma cotovelada nas costas de Didi, jogador da equipe adversária. O VAR chamou Claus para rever o lance, mas o árbitro optou por manter o meia do Palmeiras dentro de campo.
Botafogo x Flamengo – Brasileirão 2023
A vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Botafogo, em duelo pelo Brasileirão, teve muitos questionamentos em relação a Claus. O juiz deu cartão amarelo a Bruno Henrique por uma cotovelada em disputa pelo alto, no primeiro tempo, e depois de uma outra jogada idêntica envolvendo o mesmo jogador optou por não dar o segundo amarelo.
Bruno Henrique, aliás, foi o grande herói da vitória rubro-negra, mas há discussão de que estaria em posição ilegal no lance do primeiro gol, marcado contra pelo alvinegro Marlon Freitas. O VAR, contudo não chamou o lance. A jogada que terminou com o gol da vitória rubro-negra começou com falta cometida sobre o alvinegro Tchê Tchê, em lance ignorado por Claus. Em áudios divulgados pela CBF, o árbitro diz que não houve empurrão… mas a imagem mostra outra coisa.
Palmeiras x Santos – Final do Paulistão 2024
A derrota na final do Paulistão para o Palmeiras deixou marcas de indignação no Peixe, especialmente por conta de dois lances capitais que geraram grande controvérsia e alimentaram a frustração da equipe e da torcida.
O primeiro ponto de discordia foi o pênalti marcado em favor do Palmeira, que originou o primeiro gol do alviverde. Em um primeiro momento, o árbitro não marcou a pênalidade após Endrick cair na área em contato com o goleiro João Paulo. No entando a decisão foi revertida após consulta ao VAR, comandado por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. Este interpretou que houve falta na jogada e recomentou a revisão do lance – o que gerou forte contestação por parte dos jogadores santistas.
Para aumentar a confusão, um suposto movimento irregular da bola no momento do tiro de meta do Palmeiras, que originou o lance, também foi analisado pela equipe de arbitragem. No entanto, ficou concluído que não houve infração e o pênalti foi mantido.
Atlético-MG x Flamengo – Final Copa do Brasil 2024
Mais uma polêmica envolvendo a arbitragem de Raphael Claus ocorreu na final da Copa do Brasil, no duelo entre Atlético-MG e Flamengo. Aos 37 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Lyanco, do time mineiro, interrompeu com falta uma arrancada de Arrascaeta, que avançava em direção ao gol com apenas o goleiro à frente. O lance gerou revolta nas redes sociais, com jornalistas e torcedores alegando que o defensor deveria ter sido expulso, já que impediu uma clara oportunidade de gol. No entanto, Claus puniu o jogador apenas com o cartão amarelo, decisão que levantou questionamentos sobre a coerência dos critérios adotados pelo árbitro.
Para muitos, a jogada se encaixava na recomendação da Fifa para expulsão em casos de “último homem” e interrupção de uma chance manifesta de gol. Além disso, comparações com outras partidas em que lances semelhantes resultaram em cartão vermelho aumentaram a indignação dos flamenguistas.
com informações
www.goal.com/br
