Brasil domina o Catar na estreia do pré-olímpico de vôlei masculino
Foi quase como um treino de luxo. O Brasil dominou o Catar na estreia do Pré-Olímpico masculino de vôlei do Rio de Janeiro. Neste sábado, Alan e Lucarelli puxaram a seleção brasileira na vitória quase sem sustos por 3 set a 0, com direito a virada na última parcial – 25/16, 25/19 e 26/24. Os comandados do técnico Renan dal Zotto deram o primeiro passo na caminhada rumo a uma das duas vagas em disputa no Maracanãzinho para as Olimpíadas de Paris.
Lucarelli e Alan comandam
Lucarelli e Alan foram os maiores pontuadores do jogo, ambos com 14 acertos. O ponteiro campeão olímpico anotou todos os seus pontos em ataques, enquanto o oposto teve acertos em todos os fundamentos – 11 ataques, dois bloqueios e um saque.
Titulares do Brasil: Bruninho, Lucão, Lucarelli, Alan, Flávio Honorato e o líbero Thales.
Entraram: Cachopa, Darlan, Otávio, Adriano e Judson
Técnico: Renan dal Zotto
Próximos desafios
O Brasil confirmou o favoritismo diante do Catar, o adversário de pior ranking neste pré-olímpico do Rio de Janeiro. Os brasileiros esperam ter mais dificuldades nos próximos jogos. A República Tcheca é o adversário deste domingo, às 10h. Alemanha, Ucrânia, Cuba, Irã e Itália completam a chave.
A TV Globo e o sportv2 transmitem ao vivo a partida entre Brasil e República Tcheca.
A gente sabia que ia sofrer um pouco por ser estreia. Tivemos uma queda de rendimento no terceiro set. Precisamos arrumar isso. Precisamos jogar do início até o fim com a mesma consistência – disse o técnico Renan Dal Zotto.
Bernardinho nos bastidores
A vitória sobre o Catar marcou a estreia de Bernardinho em uma nova função. Justamente no Maracanãzinho, onde comandou o Brasil ao ouro nas Olimpíadas de 2016, foi de técnico a coordenador das seleções masculinas do Brasil. Foi discreto e ficou nos bastidores, sem ofuscar a comissão técnica de Renan dal Zotto. Não esteve no ônibus do Brasil rumo ao ginásio e acompanhou o jogo de uma área reservada.
O jogo
Bloqueio forte
Mesmo diante do adversário de pior ranking, Renan colocou o Brasil com força máxima. O bloqueio funcionou muito bem no primeiro set (cinco acertos no fundamento), especialmente com Flávio. Em ritmo de treino, a seleção brasileira rapidamente abriu grande vantagem e se deu ao luxo de cometer alguns erros bobos. Ainda assim o Catar não tinha forças para equilibrar o jogo. Pelas mãos dos irmãos Alan e Darlan, o Brasil deslanchou. Lucarelli fechou a conta da parcial: 25 a 16.
Aces encaixam
O Catar conseguiu se equiparar ao Brasil no início do segundo set. Mas não tardou para os anfitriões tomarem o controle do jogo, encaixando o saque. Foram quatro pontos nesse fundamento na parcial, sendo dois seguidos de Bruninho. Os ataques de Alan novamente comandaram a seleção brasileira, que fechou a parcial em um erro de saque do Catar: 25/19.
Corneta de Dona Aparecida e virada nas mãos de Lucarelli
Mãe dos irmãos Alan e Darlan, Dona Aparecida cornetou o time do Catar. Queria ver um jogo mais equilibrado. Os asiáticos deram a resposta comandando boa parte do placar do terceiro set, se aproveitando de muitos erros do Brasil. Os catari chegaram a ter 22 a 19 no placar. Foi quando Renan pediu um tempo para recolocar o time nos trilhos. Comandado por Lucarelli, o Brasil anotou quatro pontos seguidos para virar a parcial. O ponteiro campeão olímpico fechou o jogo em um contra-ataque: 26/24.
Confira a agenda dos jogos do Brasil
Sábado (30/09) – Brasil 3 x 0 Catar
Domingo (01/10) – 10h – Brasil x República Tcheca – transmissão TV Globo e sportv2
Terça-feira (03/10) – 20h30 – Brasil x Alemanha – transmissão sportv2
Quarta-feira (04/10) – 20h30 – Brasil x Ucrânia- transmissão sportv2
Sexta-feira (06/10) – 10h – Brasil x Cuba – transmissão sportv2
Sábado (07/10) – 10h – Brasil x Irã – transmissão sportv2
Domingo (08/10) – 10h – Brasil x Itália transmissão TV Globo e sportv2