Depois de meses de ansiosa espera, o Parapan de Jovens 2017 começou em São Paulo, nesta segunda-feira, 20 de março. O esporte responsável pela abertura das competições foi o futebol de 7, praticado por atletas com paralisia cerebral. As duas maiores forças do torneio estrearam logo na primeira jornada de competições. O Brasil teve dificuldades para vencer a Colômbia por 2 a 1, enquanto a Argentina goleou a Venezuela por 5 a 1. O primeiro gol do torneio foi do argentino Duncan Coronel, capitão da equipe.
Foto: Alexandre Urch/CPB/MPIX
Os argentinos, comandados pelo técnico Guillermo Sánchez, mantiveram um forte ataque durante todo o jogo, pressionando a saída de bola, enquanto o time venezuelano concentrava suas forças em ações individuais. Na segunda etapa, com o placar já em 3 a 1, ambos os treinadores mexeram no time, o que mudou a evolução do jogo. A Argentina passou a ter mais dificuldades com a defesa do time adversário, mas, ainda assim, balançou as redes outras duas vezes. A partida contou com a animada presença das delegações que aguardavam o próximo jogo.
Em seguida, foi a vez das equipes brasileiras e colombianas pisarem pela primeira vez no gramado do Centro Paralímpico. Inflamadas pela torcida, que lotou a arquibancada, as duas equipes travaram um intenso duelo marcado por jogadas plásticas, disputas acirradas pelo meio de campo e até pênalti perdido. O destaque da partida foi o camisa 10 João Victor, responsável pelo gol da vitória.
– Foi um bom desafio para os meninos na estreia, ajudou com o nervosismo da garotada. Mas encontramos algumas falhas em campo e vamos tentar consertá-las para o próximo jogo – afirmou o treinador brasileiro Wagner Lopes.
O Brasil volta a campo amanhã contra o Chile, enquanto a Argentina enfrenta o Panamá. Na quarta-feira, a Colômbia enfrentará os chilenos e a equipe da Venezuela duelará contra os panamenhos.