Brasil encerra semana da Liga no top 3, e técnico elogia: “Personalidade”
Depois de bater os franceses por 3 sets a 1 sob os olhares de mais de 5 mil torcedores, o Brasil encerrou a segunda etapa da Liga das Nações no top 3. A seleção de Renan Dal Zotto venceu três dos quatro jogos disputados na cidade de Orleans, na França. O próximo compromisso da equipe na Liga começa dia 4 de julho, na cidade de Pasay, nas Filipinas.
A seleção teve um grande obstáculo na partida: a torcida. Mais de 5 mil franceses lotaram o ginásio em Orleans para empurrar a equipe da casa. Mas os comandados de Renan entraram focados na vitória e acabaram com a festa dos europeus.
- O Brasil jogou ponto a ponto com uma personalidade muito grande, porque não é fácil jogar aqui, com todo esse público contra. Os jogadores entraram com muito foco e querendo demais esse resultado. E mais uma vez a força do time fez a diferença – declarou o técnico Renan Dal Zotto após a partida.
O capitão Bruninho falou sobre a importância do lado emocional da equipe, que se recuperou após um revés no terceiro set e venceu a pressão adversária no final do jogo.
- A partida foi muito importante para esse grupo. Importante passar por momentos como esse de pressão contra uma grande equipe. O time, mesmo em dificuldade no terceiro set, voltou para o quarto set com a cabeça no lugar, conseguiu virar no final e suportar a pressão deles. É até importante emocionalmente para a equipe, que fez dois ótimos sets no primeiro e no segundo set. O saldo dessa etapa é muito bom – declarou o levantador.
Alan foi um dos nomes do Brasil no jogo. O oposto, que é um dos destaques da equipe na Liga, anotou 24 pontos contra a França. Alan comentou sobre a importância da vitória brasileira e parabenizou os companheiros.
- Jogar com a torcida adversária é sempre bom para a gente também, sinto que nosso time fica com uma energia diferente. Ganhar da França em casa é muito bom. A gente conseguiu fazer um jogo estável, no terceiro set deu mole no início, mas depois no quarto set voltou com a cabeça boa, não se desconcentrou, e a equipe está de parabéns. Agora é descansar que a próxima etapa vem logo – finalizou.
Próximos jogos
A seleção vai ter uma semana de folga antes na próxima etapa. O time de Renan Dal Zotto volta a jogar no dia 4, contra a Itália, em Pasay, nas Filipinas. Na sequência, enfrenta Holanda, Polônia e China.
Na tabela
Com o resultado, o Brasil ficou com o terceiro lugar, com 19 pontos. A seleção venceu seis dos oitos jogos disputados até aqui. A Eslovênia é a quarta colocada, com 18 pontos. Japão e Estados Unidos lideram a competição, com 22 e 21 pontos, respectivamente.
Como é o esquema de classificação da Liga das Nações:
A Liga das Nações é disputada entre 16 seleções, com duas fases de competição. Na primeira, cada equipe joga 12 vezes, em três etapas diferentes. Cada jogo vale pontos para a tabela classificatória.
Ao final das três rodadas, as oito melhores equipes avançam à fase final. O país que sediar a disputa pelo título tem lugar garantido entre os classificados. No caso da competição masculina, a Polônia já têm lugar reservado.
Na fase final, o formato é de eliminação direta. Ou seja: nas quartas de final, o primeiro colocado encara o oitavo e assim por diante. Na sequência, serão disputadas as semifinais e as finais.
Os jogos do Brasil em Orleans
20/6 – Brasil 3 x 0 Bulgária, às 15h30 (horário de Brasília)
22/6 – Brasil 2 x 3 Japão, às 8h (horário de Brasília)
24/6 – Brasil 3 x 1 Eslovênia, às 11h30 (horário de Brasília)
25/6 – Brasil 3 x 1 França, às 12h30 (horário de Brasília)