Por Alexandre Santos
Os Jogos Universitários Brasileiros de 2023 foram mais que especiais para a Universidade Nilton Lins, representante do Amazonas no Voleibol da maior competição universitária da América Latina. Tanto o time masculino quanto o feminino alcançaram a final da 2ª divisão da modalidade, conquistando o acesso.
Com o feito, a instituição de ensino vai disputar a 1ª divisão na edição de 2024 dos JUBs, enfrentando as melhores equipes universitárias do país. Comemoração dupla para jogadores e jogadoras, que levaram para casa a medalha de prata, mas com sentimento de ouro.
“Em 2022, ficamos com o bronze e já foi um feito. Trabalhamos duro para a atual edição, mesmo jogando contra equipes de maior rodagem, com maiores oportunidades nos torneios pelo país. Conseguimos alcançar uma final e garantir esse importante acesso”, falou Danillo Felipe, técnico do time masculino.
Enquanto o time feminino passou pela UFRN na semifinal e foi derrotado pela UNINASSAU-PE na decisão da 2ª divisão, o conjunto masculino venceu a UNIT-SE na semifinal e fez um grande jogo de cinco sets na decisão diante da MULTIVIX-ES, mas viu o título escapar por dois pontos.
“Estou muito grata por conseguirmos chegar onde a gente chegou, muito feliz mesmo. A prata é como se fosse um ouro, porque conseguimos subir de divisão. Entramos para a história, é a primeira vez que o voleibol feminino do Amazonas consegue disputar a primeira divisão”, vibrou Edvânia Melo, atleta e estudante do 8º período do curso de Direito.