Paraibana Luana Lira é destaque no Troféu Brasil de Saltos Ornamentais - SóEsporte
Aquáticos

Paraibana Luana Lira é destaque no Troféu Brasil de Saltos Ornamentais

COM TRÊS ÍNDICES PARA O SUL-AMERICANO, LUANA LIRA É DESTAQUE DO TROFÉU BRASIL DE SALTOS ORNAMENTAIS

Ingrid Oliveira, Anna Lúcia dos Santos, Luís Felipe Moura e Rafael Borges também garantem vaga para o campeonato em Cáli (Colômbia)

Com três índices para o Sul-americano, Luana Lira é destaque do Troféu Brasil de Saltos Ornamentais

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

(Rio de Janeiro, 20 de maio de 2024) O Troféu Brasil de Saltos Ornamentais terminou neste domingo, 19, no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), com Luana Lira como principal nome da competição. A saltadora paraibana, de 28 anos, foi campeã de três provas (Trampolim 1m, Trampolim 3m Individual e Trampolim 3m Sincronizado) e superou o índice em todas elas para disputar o Campeonato Sul-americano de Esportes Aquáticos, que acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, em Cáli (Colômbia).

“Foi uma grande competição de vários atletas, em especial da Luana. Estamos falando de uma atleta experiente, com muita qualidade técnica, e que mostra com esses resultados que está preparada para encarar mais um ciclo olímpico”, afirma o treinador Ricardo Moreira.

Além dela, outros quatro atletas se garantiram na primeira competição internacional do próximo ciclo olímpico: Ingrid Oliveira (Plataforma 10m), Anna Lúcia dos Santos (Trampolim 3m Sincronizado), Luís Felipe Moura (Trampolim 1m e Trampolim 3m Sincronizado) e Rafael Borges (Trampolim 3m Sincronizado).

No caso de Ingrid, esta foi a última competição da saltadora antes dos Jogos Olímpicos, já que em junho ela viaja com Isaac Souza para a Polônia, onde realiza mais um treinamento de campo visando a preparação para os Jogos Olímpicos Paris 2024.

A delegação brasileira para o Sul-americano ainda deve aumentar. Porém, isso só deve ocorrer quando a CONSANAT, entidade que comanda os esportes aquáticos na América do Sul, divulgar o boletim oficial da competição e determinar quantos saltadores cada país poderá levar à Colômbia.

Tendo em vista que o Troféu Brasil é a única competição nacional do calendário prevista até a realização do Campeonato Sul-americano, em setembro, a Saltos Brasil definiu que este evento serviria como seletiva e que os campeões de suas provas, desde que superassem o índice mínimo exigido, assegurariam suas vagas de forma nominal em Cáli. Caso a CONSANAT, após publicação do boletim oficial, distribua outras vagas para o Brasil, novos atletas serão convocados.

Confira abaixo os índices obtidos pelos atletas brasileiros no Troféu Brasil:

Trampolim 1m Feminino
Luana Lira: 247.35 pontos (índice: 232.85)

Trampolim 3m Feminino
Luana Lira: 257.20 (índice: 251.90)

Plataforma 10m Feminino
Ingrid Oliveira: 316.10 (índice: 274.36)

Trampolim 3m Sincronizado Feminino
Luana Lira e Anna Lúcia dos Santos: 261.60 (índice: 253.22)

Trampolim 1m Masculino
Luís Felipe Moura: 379.40 (índice: 346.76)

Trampolim 3m Sincronizado Masculino
Luís Felipe Moura e Rafael Borges: 356.61 (353.89)

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.