Tiquinhomania: comemoração e jeito simples do atacante cativam torcedores e jogadores do Botafogo
Mostrar uma das coxas e fazer o “muque” era apenas um movimento qualquer antes da chegada de Tiquinho Soares ao Botafogo. Hoje, representa a marcante comemoração do artilheiro do Campeonato Brasileiro e uma das referências do líder da competição. Mais do que os números, a vibração de um jogador que vem se tornando referência para torcedores e até jogadores.
Já é comum ver torcedores imitando a comemoração do camisa 9.
Mas a coisa está indo além. Tiquinho chegou até os próprios jogadores do Botafogo. Nesta sexta-feira, Kauan Maranhão comemorou fazendo o muque e mostrando a coxa na derrota do Alvinegro para o Vasco, no primeiro jogo das semifinais do Carioca sub-20.
Carol Valle, atacante do time feminino sub-20, também tem a comemoração de Soares como marca registrada. Na equipe profissional, Valéria, artilheira do elenco comandado por Gláucio Carvalho, foi apelidada de “Tiquinha Soares” pelas companheiras.
Tiquinho é um jogador que não é só importante pelo que joga, mas pela alegria que traz ao grupo, pela forma como ele é líder sem ser aquele líder que está padronizado na sociedade. Quem transporta alegria como o Tiquinho é referência por isso – afirmou Luís Castro após a vitória sobre o Fortaleza.
O jeito simples é uma das marcas de Tiquinho. Apesar dos números estrelares dentro de campo, o camisa 9 evita as câmeras o máximo que pode. Na folga, fica com a família e amigos e tem em Sousa, na Paraíba, lugar que nasceu, como destino favorito.
Os 20 gols na temporada 2023 ajudam nesta identificação, é claro, mas Tiquinho cativa pelo jeito fácil de ser. Aos poucos, o muque e a coxa vão deixando de ser um movimento qualquer e se tornando, cada vez mais, uma marca registrada.