Numa virada espetacular, o Unifacisa derrotou o uruguaio Aguada por 75 a 73 na estreia da segunda fase da Liga Sul-Americana de basquete masculino nesta terça-feira (29), no Estádio Obras Sanitárias, na Argentina. O time de Campina Grande perdia por oito pontos a menos de um minuto e meio do fim, mas conseguiu a reação com uma atuação grandiosa de Trevor Gaskins.
O jogo até começou equilibrado. O Unifacisa saiu na frente, mas logo o Aguada tomou a dianteira do placar. O final do primeiro período terminou com vantagem de 21 a 11 para a equipe uruguaia. A equipe paraibana reagiu no segundo quarto, fez uma grande parcial e foi para os vestiários com três pontos de frente, em 35 a 32.
Aguada foi dominante no terceiro quarto e na metade do último período (Foto: FIBA)
No entanto, o segundo tempo foi praticamente todo do Aguada. A vantagem construída pelo Unifacisa ficou para trás e o time uruguaio voltou à liderança, chegando a ter 52 a 42 no placar ao fim do terceiro quarto. No último período, o Unifacisa dava indícios de reação, mas o Aguada conseguia se manter bem a frente, com uma vantagem confortável.
A reação
Foi nos dois minutos finais que o time paraibano cresceu e se impôs sobre o adversário uruguaio. A um minuto e meio, o Aguada tinha 71 a 63 de frente. Com duas bolas de três, de Antonio Junior e de Gaskins, a vantagem caiu para três pontos, restando 31 segundos no relógio. A posse era do Aguada, mas o time paraibano rapidamente fez a falta. Sheldon Mac converteu apenas um lance livre e o placar ficou 73 a 69.
Então, Gaskins fez uma cesta rápida e cortou a diferença para dois pontos, em 73 a 71. Faltando 22 segundos, o Aguada tinha a posse. Em vez de fazer a falta e enviar o time adversário à linha do lance livre para retomar a posse, o Unifacisa optou por fazer uma pressão na saída de bola e conseguiu o roubo. Gaskins foi acionado e acertou a bola de três. O Unifacisa passou a frente em 74 a 73 e ainda converteu mais um ponto por uma falta técnica, fechando o placar em 75 a 73.
Números
Não só pela grande atuação no final, Gaskins foi o grande destaque do jogo. Ele foi o cestinha da partida, com 25 pontos, num aproveitamento de 75% dos arremessos de quadra. O norte-americano ainda contribuiu com oito rebotes e uma assistência. Antonio Junior anotou 24 pontos e pegou seis rebotes. Pelo lado uruguaio, Theo Metzger anotou 20 pontos.
Situação na Liga Sul-Americana
Com a vitória, o Unifacisa está a um novo triunfo de se garantir na semifinal da Liga Sul-Americana de basquete. A equipe voltará à quadra nesta quarta-feira (30), para enfrentar o colombiano Titanes de Barranquilla, que derrotou o brasileiro Bauru mais cedo. Enquanto isso, o Bauru terá como adversário o Aguada, derrotado pelo Unifacisa.
otd