Notícia esportiva em primeiro lugar!

CBF divulga diretrizes da Série C de 2012 e inclui Rio Branco-AC

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na tarde desta terça-feira, as diretrizes do Campeonato Brasileiro da Série C de 2012. Conforme as informações, o Rio Branco do Acre aparece como integrante, mesma com a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBF.

Com isso, a luta do Treze que tem como objetivo ocupar a vaga do Rio Branco, ainda não foi reconhecida pela Confederação Brasileira de Futebol.

De acordo com matéria divulgara pela AFI, neste ano, a competição será dividida em dois grupos de dez clubes cada e manterá os participantes em atividade por todo o ano. O início está previsto para 27 de maio e a grande final será em meados de novembro.
Com a nova fórmula de disputa, os clubes se enfrentaram em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Ao término das 18 rodadas, os quatro primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas-de-final, que será disputado no sistema mata-mata.

A partir desta fase, os clubes dos dois grupos se cruzarão. Após os duelos de ida e volta, os quatro vencedores das quartas garantem o acesso para a Série B 2013, além de passarem à semifinais. Esta fase seguirá a mesma fórmula, assim como a grande final, onde será definido o campeão.

Confira os grupos da Série C 2012:

Grupo A:
Águia
Cuiabá
Fortaleza
Guarany-CE
Icasa
Luverdense
Paysandu
Rio Branco-AC
Salgueiro
Santa Cruz

Grupo B:
Brasiliense
Caxias
Chapecoense
Duque de Caxias
Macaé
Madureira
Oeste
Santo André
Tupi
Vila Nova

A principal novidade é a mudança de regulamento. Neste ano, a competição será dividida em dois grupos de dez clubes cada e manterá os participantes em atividade por todo o ano. O início está previsto para 27 de maio e a grande final será em meados de novembro.

Nas últimas três edições, a Série C foi dividida em quatro grupos regionalizados de cinco clubes cada. Por conta do pouco número de jogos – apenas oito na 1ª fase contra 18 em 2012 -, o campeonato era disputado apenas no segundo semestre. Com isso, embora tenha regulamento diferente, a Terceirona passa a ter um calendário longo, alinhado com o Brasileirão e a Série B, que também começam em maio e terminam no final do ano.

Com a nova fórmula de disputa, os clubes se enfrentaram em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Ao término das 18 rodadas, os quatro primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas-de-final, que será disputado no sistema mata-mata.

A partir desta fase, os clubes dos dois grupos se cruzarão. Após os duelos de ida e volta, os quatro vencedores das quartas garantem o acesso para a Série B 2013, além de passarem à semifinais. Esta fase seguirá a mesma fórmula, assim como a grande final, onde será definido o campeão.

“Com esse novo sistema, passamos a ter 60 clubes com calendário anual (somatória das Séries A, B e C). Isso é melhor para as equipes conseguirem patrocínio, os jogadores se manterem empregados o ano inteiro, e para os torcedores acompanharem as partidas”, explicou o diretor do Departamento de Desenvolvimento e Projetos, Reinaldo Bastos.

Mais investimentos?
Pelo menos no discurso, a CBF garante que os clubes terão a oportunidade de arrecadarem mais com o novo regulamento. Isso porque a Série C também terá transmissão em TV fechada. A Rede Globo adquiriu os direitos da competição e deve repassá-los ao Sportv. Esta seria uma das saídas para o canal pago preencher sua grade, já que agora conta com três canais.

Além da visibilidade pelas transmissões, outro fator apontado pela CBF é o maior número de datas. A promessa é de que não hajam rodadas de meio de semana, o que aumentará o tempo de preparação dos clubes e, consequentemente, tende a melhorar o nível técnico da competição.

Os 20 times também receberão uma ajuda de custo da entidade máxima do futebol. A CBF v ai pagar o deslocamento das equipes para até 25 pessoas na delegação, como transporte, estadia em hotéis e alimentação, além de todas as despesas relativas à arbitragem.

Veja o documento da CBF

http://www.cbf.com.br/media/360089/d-tec-01.02.pdf

8 comments

  1. EM que parte da divulgação sobre a serie C a CBF divulgou os grupos ou seja os clubes que participarão da serie C 2012.
    Eu li e reli e não achei estes grupos.

    “http://www.cbf.com.br/noticias/competicoes/campeonato-brasileiro—serie-c/2012/2/8/diretriz-tecnica-serie-c-2012

    OBS. Quando vocês forem copiar uma matéria procurem a fonte certa e não outros saites sem credibilidade.

  2. edgleidson /

    de onde vc tirou os nomes dos clubes participantes da série C 2012?
    tenho certeza que não foi da CBF, pois a mesma ainda não falou nada de participants e sim do formato de disputa…

  3. edgleidson /

    e ainda fala que o regulamento e a tabela da competição serão publicados até o dia 27 de março, cumprindo assim o prazo de 60 dias de antecedência estabelecido no Estatuto do Torcedor.

  4. O Direito do Treze é bom! e se ouver bom senso jurídico, o galo obtera exito, O Treze é grande e a léi é clara, aguardamentos com expectativa o desfecho desse processo.

  5. A CBF apenas divulgou as diretrizes da Série C. Não divulgou qualquer clube integrante, portanto, o Rio Branco entrou na lista feita pelo reporter. É bom inteirar-se bem do assunto antes de divulgar notícias erradas.

  6. caros colegas, no site da CBF, nas notícias relacionadas a Série C 2012, nas duas notícias divulgadas em 2012, em nenhuma linha é divulgada grupos e os clubes participantes.
    podem torcer contra o TREZE, que no seu direito justo e claro aguarda o posicionamento oficial da CBF, que até o momento nada divulgou da participação oficial do Rio Branco (julgado e eliminado da C 2011).
    enquanto a CBF não divulga, o q vcs colocam (torcem e distorcem) é muita especulação.

  7. Embora a tabela da série C ter saído o nome do Rio Branco isso não quer dizer que o Treze cruz os braços. Deve ir a luta!

  8. Creio que a manchete está equivocada. Procurem no site da CBF e não do Futebolinterior onde está a confirmação do Rio Branco/AC. Caso encontrem o equivocado sou eu.
    Por favor corrijam a notícia se o que estou comentando tem fundamento.

    http://www.cbf.com.br/media/360089/d-tec-01.02.pdf

Deixe um comentário