A tetracampeã mundial Alemanha está fora da Copa do Qatar. Nesta tarde (1), a Alemanha até fez o dever de casa e venceu a Costa Rica por 4 a 2, no Estádio Al Bayt, pela terceira e última rodada do Grupo E, mas não conseguiu se classificar para o mata-mata do torneio. Gnabry abriu o placar logo no início, os costarriquenhos viraram com Tejeda e Vargas, mas Havertz marcou duas vezes e Fullkrug ampliou para decretarem a vitória. A seleção alemã terminou a fase de grupos os mesmos quatro pontos da Espanha, que foi derrotada pelo Japão por 2 a 1 no outro duelo da chave, mas levou a pior no saldo de gols — primeiro critério de desempate.
Os alemães ficaram com um de saldo, enquanto os espanhóis, que golearam a Costa Rica por 7 a 0 na estreia, acabaram com seis positivos. Já a seleção da América Central terminou na lanterna, com três pontos. Com isso, o Japão ficou na liderança, com seis pontos, e enfrentará a Croácia nas oitavas de final.
A Espanha, por sua vez, encara a seleção de Marrocos. Após surpreender e chegar nas quartas de final da Copa de 2014, a Costa Rica repetiu a campanha da última edição e não passou das fases de grupos em sua sexta participação no Mundial. A Alemanha, que disputou 20 das 22 edições do torneio, falhou em chegar às oitavas pela segunda vez consecutiva.
jc