Nelson Piquet é condenado a pagar quantia milionária a Lewis Hamilton por falas racistas - SóEsporte
Automobilismo

Nelson Piquet é condenado a pagar quantia milionária a Lewis Hamilton por falas racistas

Imagem: Joe Portlock/Getty

A Justiça do Distrito Federal condenou nesta sexta-feira (24) o ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet a pagar R$ 5 milhões em danos morais após comentários considerados racistas e homofóbicos direcionados a Lewis Hamilton, da equipe Mercedes.

Em uma entrevista realizada em novembro de 2021, Piquet utilizou palavras de cunho racista para se referir a Hamilton, único piloto negro que atualmente representa uma equipe na Fórmula 1.

Em resposta à repercussão da publicação em junho de 2022, Lewis Hamilton usou suas redes sociais para pedir mudanças de “mentalidades arcaicas”. Piquet desculpou-se e afirmou que suas falas foram “mal traduzidas”.

Em outro vídeo que se popularizou na internet, o ex-piloto usou termos interpretados como racistas e homofóbicos ao comentar a vitória de Nico Rosberg sobre Hamilton no campeonato de 2016.

A Justiça do Distrito Federal condenou Piquet em ação movida pela Aliança Nacional LGBTI, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de SP e Francisco de Assis: Educação, cidadania e direitos humanos.

Inicialmente, a Aliança Nacional LGBTI pedia o valor de R$ 10 milhões em indenizações, mas a decisão final determinou o pagamento de metade deste valor.

O desembargador Pedro Matos de Arrudo disse em sua decisão que o valor da indenização foi dado “no sentido de que se deve apreciar não só a função reparadora da responsabilidade civil mas também (e talvez principalmente) a função punitiva para que, enquanto sociedade, possamos pode algum dia se livrar dos atos perniciosos que são o racismo e a homofobia”.

Após a decisão, Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI afirmou que “ações como essa mostram que nossa sociedade mudou e não tolera mais o comportamento discriminatório, precisamos sempre dialogar, mas também precisamos responsabilizar aqueles que agem com discriminação”.

Nelson Piquet, tricampeão da Fórmula 1, atualmente com 70 anos, é pai de Kelly Piquet, namorada de Max Verstappen, piloto da Red Bull Racing e conhecido pelos fãs da categoria como rival de Hamilton.

Com informações da Reuters.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.